Fiz essa pergunta pq o povo que termina relacionamento e vem chorar aqui quase sempre demonstra colocar culpa sobre si, eu noto isso no argumento. É como se tivessem se punindo por não ter cumprido uma obrigação que seria a de manter o relacionamento, ou qualquer coisa que perderam. Será que isso é por causa de um "fanatismo obsessivo" de não querer perder a outra pessoa?? O que acham?

elas perguntam
1 4
eles respondem
06/04/2018 21h18
Não acho que seja tanto um "fanatismo" por aquilo que perderam. É mais uma tentativa de dar sentido a uma perda significativa que as pessoas tiveram. Pra se ter ideia, já pesquisei um pouco sobre o assunto quando meu namoro terminou, e alguns autores comparam o término de relacionamento com o luto. É um momento de perda tão intenso pra pessoa que ela só quer motivos pra isso ter acontecido, como ocorre nas fases do luto.
Com o tempo, quando o pensamento vai clareando, a pessoa percebe que nem tudo era culpa dela ou culpa da outra pessoa (gosto de dizer que, pra tudo que acontece, a culpa é do destino hahahah).
elas respondem
06/04/2018 20h42
Interessante sua pergunta.

Concordo que seja uma forma de autopunição. Ela transfere a culpa para si, por que se recusa a enxergar que aquela pessoa ideal por quem se apaixonou na verdade era um monstrinho.
anônima
06/04/2018 20h39
Talvez sentimento de posse e comodismo.
anônima
06/04/2018 20h46
Acho normal sentir essas coisas no momento da ruptura,mas depois de um tempo tem que deixar para trás.
anônima
06/04/2018 20h56
Depende muito do caso. Há casos em que a culpa é mesmo da pessoa que chora, às vezes é da outra, e às vezes é dos dois.
Ninguém gosta de perder algo que gosta, e muitas vezes se questionam se a culpa é delas, pois não querem culpar a pessoa que amam. E quando isso acontece, é porque não ficou claro o motivo do término. E então as pessoas começam procurar os motivos e acabam apontando a si mesmos, num momento de fragilidade.