Criou-se a ideia (e até hj, por mtos, tido como verdade) que não falar de suicídio o impede de acontecer, mas eu acho que não é assim. Precisa, como todo tema que é sensível (já que por mto tempo não foi falado e hj, apesar dos avanços, permanece esquecido, e é só lembrado quando alguem próximo ou famoso comete) ser abordado de forma adequada com o intuito de evita-lo nos casos em que as pessoas não querem morrer, apenas querem não sentir a dor do momento.
Eu já li em algum livro que antigamente, bem antigamente, as pessoas tinham "permissão" para se matar, o suicídio não era mal visto como hj.
Contudo, começaram a observar que não era lucrativo a morte de uma pessoa, perdia-se mão de obra, e sabemos que o que sustenta uma classe dominante é a mao de obra e desgraça muitos infelizes.
Então, a religião tbm entrou aqui p fortificar a ideia que o suicídio não é algo desejável, que é algo imperdoável, na visão cristã e espírita (que conheço um pouquinho) o suicida não é bem visto.
Com relação ao suicídio (com exceção dos casos de suicídio assistido, algo que já ocorre em alguns países, como a Suíça) acho que as pessoas precisam dar mais chances a elas, as vezes, algumas pessoas se matam porque querem acabar com uma dor, não com toda a vida. Eu já vi casos de pessoas que sobreviveram a tentativas de suicídio e dizem que elas não queriam encerrar tudo, e sim diminuir uma dor do momento, que elas julgavam que nunca terminaria. Algumas agradeciam por não terem conseguido.
Então, o suicídio nem sempre é a opção mais adequada. A vida pode ser ruim, proporcionar a vc experiência horríveis?
Com certeza, mas aqui a gente pode aproveitar e sentir tanta coisa legal. Tem MTA coisa bonita pelo mundo. Vale a pena tentar um pouco mais e ver o que o amanhã pode nos trazer de legal.
Acho que não se trata de um tabu, e sim, valorização da vida. Podemos contornar as dificuldades da vida, e as vezes as pessoas que estão na situação desesperadora não veem saída, mas elas podem existir.