Me formei tem 1 ano e alguns meses. Tenho 27 anos e sou advogado. Acontece que essa profissão demora demais em ter retorno financeiro.

O advogado começa a ganhar dinheiro com 3 ou 4 anos de serviço... a maioria dos advogados da minha época e até mesmo antes está na mesma situação que eu. Os que estão bem já eram concursados antes da faculdade (policiais, bancários etc...)

Passo MUITA dificuldade financeira, tem vários meses que fico sem ganhar nada, o advogado depende da justiça pra receber (é uma das maia lerdas do mundo)

Minha mãe me sustenta e isso é humilhante...eu racho os gastos do escritório com um amigo que também está bem ruim financeiramente...

É uma profissão bem demorada de se ter retorno e as nossas contas vencem no final do mês né... São situações complicadas

Eu nao tenho dinheiro pra estudar pra concursos e tenho amigos que passaram em alguns e não estão sendo convocados (a ADM pública pode demorar 2 anos pra chamar)

O que fariam?

eles perguntam
10 9
elas respondem
anônima
16/06/2018 16h34
Vc concluiu direito e acha que se deu mal?
Kkkk. Até eu queria me dar mal assim.
Se eu fosse bacharel em direito com certeza buscaria entrar na magistratura. Se eu tivesse minha cabeça de hj, no início do 3o ano do ensino médio, aos 16 anos, teria estudado pro vestibular de direito, infelizmente, naquela época achava que era impossível, concorrido, -isso porque eu nao conhecia o que era Cespe-, entao como passei pra federal em outro curso pensei: ah, que bom, não tá mto ruim.
Se eu tivesse acreditado em mim, nem que eu ficasse mais um ano apenas estudando pro vestibular, com certeza, agora com quase 25 já gostaria de estar pelo menos tentando concurso para o cargo de juiz substituto ou já concursada como Analista judiciária (área jurídica).
Cara, dá pra vc conseguir uma vaga até como técnico judiciário se é falta de grana agora seu problema, pois sua base em direito e TDS suas experiências na área, teoricamente, te coloca a frente de muita gente que só chegou ao ensino médio, assim não sabe nem o que é uma constituição, um ato administrativo, sucessão definitiva, etc.
Cara, as coisas não são fáceis p maioria das pessoas. Se até prós bacharéis em direito que REALMENTE estudam pra concurso é complicado, imagina pra vc que nem estuda. Não culpe o tempo por não estudar. MTA gente, eu diria a maioria, que é aprovado, nomeado e empossado em cargo público tinha um trabalho. Não é falta de tempo, mas sim de vontade.
Qualquer profissão demora pra ter um bom retorno financeiro. Principalmente, no seu caso, pois parece não estar satisfeito, ate tá meio pra baixo...isso tudo influencia na sua força pra buscar coisas maiores.
Acredite mais em vc, na sua profissão, não deixa que o fato de sua mãe te dar suporte financeiro seja de todo ruim, vc é privilegiado, aproveita muito essa condição para melhorar como profissional e pessoa, não fique desmotivado com isso, pois a desmotivação, a descrença que fará vc se dar mal, não seu curso escolhido ou não ter um salário bom no momento.
16/06/2018 16h59
1 - Direito
2 - Administração
3 - Medicina
4 - E agora me parece que Engenharia também

são os cursos mais procurados nas faculdades no Brasil (pública ou particular). Ou seja, a demanda é infinitamente maior que o mercado. É um bombardeio de gente pra pouca vaga (boa) de trabalho.

Minha irmã terminou a faculdade de direito se negando a advogar. Ela dizia que a galerinha que ganhava dindin advogando era tudo filho de dono de escritório já, ou de família importante e é brabo vc disputar com essa gente. Eles tão calçando sapatinho de cristal de alguém. Hoje ela é concursada da procuradoria geral aqui da nossa cidade e parece a Condoleezza Rice (versão bonita rs) do lado do procurador. PPC: preta, poderosa e concursada - pra ninguém dizer que o mérito não é dela. Recebe super bem, mas nada cai do céu né.

Vc disse que não tem tempo de prestar concurso, então a saída é vc insistir, dar o melhor de si, se divulgar, se espalhar. Ta ganhando pouco agora? Uma hora vai ganhar bem. Vc mesmo já fez teus estudos ai sobre a demora de 3 anos pós faculdade. Vc acabou de terminar. Dá um tempo e siga trabalhando.
anônima
18/04/2018 13h09
Nossa, tô chocada!!! E eu achando que direito era profissão de burguês kkkkk colega você é novo, ainda dá tempo de mudar de profissão. Se não tem grana pra fazer uma nova faculdade e nem tempo, faça um curso técnico que dura só 1 ano e meio. Algumas áreas técnicas tem bastante vaga, e paga bem.
anônima
16/06/2018 13h11
Direito é uma profissão que só da certo de duas formas, sem fazer concurso.

Ou vc trabalha pra caralho, tem sorte e pega um contrato com uma empresa grande.
Ai seu Know-how cresce pra caralho.

Ou vc tem costas quentes (90% dos advogados bem sucedidos)

Todos os advogados que conheço que deram certo, foi por uma dessas duas vias.
anônima
16/06/2018 13h14
Moço, se acalma aí. Vc vai ter que ser empreendedor e ir atrás de clientes. Nao sei qual área vc atua. Mas procure empresas, associações e ofereça seus serviços.
Sou nutricionista e tive que correr atrás de pacientes pro consultório. Nao é minha única renda, mas paga as contas sim.
16/06/2018 16h39
Qualquer pessoa recém formada passa por essa dificuldade, demora um tempo até conseguir a independência financeira e um salário significativo.
Com o tempo a situação melhora pra você, Boa sorte.
É uma boa profissão.
16/06/2018 16h47
Bem vindo ao caos, meu querido.

Sou formada em Direito e Letras... e abri uma clínica... kkkkk bem distante, n é? E tb estou fazendo pós em Psicanálise.

Todos estão reclamando. Tenho um conhecido que abriu um escritório e trabalha nele nas horas vagas que tem do banco. É uma opção p vc resolver sua situação financeira: outra atividade.
16/06/2018 17h03
Você é de qual área do direito?

Meu marido gasta muito em advogados, muitos deles ganham bem. Mas, não quer dizer que eles lá no comecinho, não passaram por desafios, não quer dizer que lá atrás no começo, foi fácil. Nada na vida é!
Quando seu trabalho é reconhecido, você pode receber muito bem. Pena que tem pessoas que não dão valor ao seu próprio trabalho. Mas, não desiste não. Foque... um dia todo esforço não terá sido em vão e irão reconhecer o teu trabalho. Não desanime. Quando queremos algo, a gente consegue. Por mais que seja desanimador, que o dinheiro não dê, que tenha que fazer sacrifícios. Um dia você irá se orgulhar, porque você conseguiu, porque você tentou!
anônima
16/06/2018 17h31
Minha nossa, complicado.
Tente trabalhar com outra coisa por enquanto e quando você ver que terá alguma oportunidade de advogar faça isso, meio que dois empregos, sabe? Vai que cola.
16/06/2018 17h33
Trabalha em outra coisa até chegar na sua área, é isso que fazemos quando realmente precisamos.
eles respondem
17/04/2018 13h50
Porta de cadeia e seguir ambulâncias.
16/06/2018 17h11
De cara vc q ta começando tem q encostar em algum advogado já com escritório, e pegar causas leves q vc possa dar conta e trabalhar muito....ou seja, vc vai trabalhar em causas q ganha pouco, trabalhar muito e quando pegar algo maior o escritório vai pegar uma boa parte.....dai vc junta grana e tenta fazer seu nome.....depois dessa fase vc começa a dar suas cartas, o escritório vai tentar te segurar mais n vai ter mais nada a te oferecer p vc continuar, e ai vc monta seu escritório e segue sua vida....vc vai aprender o pulo do gato!
17/04/2018 14h31
porta de cadeia ganha bastante dinheiro tenta a sorte
anônimo
26/10/2019 15h53
Prova de delegado
17/04/2018 14h10
Tenta se vincular a uma empresa, tipo uma fábrica etc...
17/04/2018 14h29
estude para algum concurso, hoje em dia ser advogado é uma merda mesmo, é um segmento muito saturado!!
anônimo
17/04/2018 13h48
Já pensou em trabalhar pra alguém nesse começo?
17/04/2018 14h07
Arruma um emprego qualquer enquanto não surge processo.

Meu sobrinho foi esperto e foi pra uma cidadezinha no interior, 200 mil habitantes e acho que só tem 5 advogados na cidade.
anônimo
16/06/2018 17h15
o negócio é continuar estudando até vc ser um profissional diferenciado no mercado.