4.21K  22/07/2020 21h57

Suicídio ou autocídio (do latim, sui, ou do grego autos: "próprio"; e do latim caedere ou cidium: "matar") é o ato intencional de matar a si mesmo. Sua causa mais comum é um transtorno mental e/ou psicológico que pode incluir depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, alcoolismo e abuso de drogas. Dificuldades financeiras e/ou emocionais também desempenham um fator significativo.

A cunhada de uma amiga se matou hoje por não conseguir se livrar da depressão. O que acham que passa na cabeça de quem decide fazer isso? Já pensaram nisso alguma vez? já perderam alguém desta forma?

elas perguntam
39 29
eles respondem
Did
19/09/2015 21h13
Nunca perdi, alguns dizem que pra tirar sua própria vida tem que ter muita coragem, mas acho quem consegue fazer isso em casos de dificuldade e problemas emocionais está apenas fugindo da realidade, já em casos de problemas mentais ou algo relacionado ao mesmo eu já não posso dar minha opinião, já que eu não sei como alguém nesse estado pensa.
anônimo
11/08/2017 18h03
Tenho pena das pessoas que tomaram esta decisão.

Creio que, na maioria das ocasiões, há solução e há saída.

É necessária a ajuda externa.

Não vou nem entrar em questões religiosas pois acho que a maioria das conclusões acerca do suicídio do ponto de vista religioso é simplesmente burro, insensível e cruel.
anônimo
18/07/2020 01h27
Primeiramente quero desejar meus pêsames pra família da garota.

Graças à Deus nunca perdi ninguém dessa maneira, e não sei se o que vou dizer aqui se aplica a todos. Prefiro não afirmar nada de certeza.

Eu já passei por uma depressão, e cheguei a ter muitos pensamentos suicidas. Mas a depressão não foi tão forte pra me derrubar.

O que me causou isso foram os problemas familiares. Comecei a me isolar lentamente e a pensar demais sobre tudo. Cheguei a conclusão de que na realidade estava sozinho, apesar de estar cercado de pessoas.

Eu era pressionado pela minha família, eles não tinham tanta consideração comigo. Com o que sentia ou pensava. Então fui riscando cada um aos poucos, como se perdessem sua "relevância".

Acredito que seja daí que os pensamentos suicidas comecem a aparecer. Você já não vive pelos outros, e fazia um tempo que não vivia por si. Não tem mais coisas importantes.

O que te mantém de pé são os fragmentos dos sonhos que você tinha. Os pensamentos começados com "E se...?"

Quando você passa a não ter esses pensamentos, você perde a esperanças... e se mata.

Não acho que sejamos tão bons em fingir.
Se você começa a sentir a pessoa se distanciar aos poucos, cuidado, pois ela pode desaparecer se você não for atrás.
Esse é o único sinal que vem a minha cabeça. E acho ele o mais importante.

Isso é tudo.
anônimo
18/07/2020 12h42
Uma vizinha aqui se suicidou enforcada, foi bizarro, suicídio não é o caminho nunca
anônimo
19/09/2015 21h03
:P :P
09/06/2016 22h14
Eu penso...apenas penso
20/03/2016 01h12
Suicídio e um estado alterado da consciência humana, que pode ser ocasionado por:
Abuso de drogas licitas ou ilícitas.

Problemas psicológicos (Transtorno Bipolar, Esquizofrenia, Transtorno de estresse pós-
traumático, Transtorno obsessivo-compulsivo, Transtorno de ansiedade generalizada, antissocial, esses só são alguns)

Fator genético.

Problemas sociais (Problemas familiares, amorosos e financeiros são umas das principais causas de suicídio por problemas sociais)

Discriminação (política, religiosa, sexual, étnica ou idade)

Desenvolvimento de doenças crônicas graves.

Isso tudo acontece porque a pessoa quer um alivio rápido para sua dor, e acaba optando por tirar sua própria vida.

@tabatha
19/03/2016 23h11
È algo que acontece quando a pessoa se encontra em um grau tão grande de depressão e de auto depreciação, que a única forma que ela enxerga para aliviar o sofrimento, é acabar com a própria vida.
È realmente algo muito triste.
anônimo
20/09/2015 03h46
Sentimento que me acompanha desde sempre, pode ser que um dia dadas as condições eu me permita abortar minha existência. Contudo, por ora, as razoes (ou a razao) que me fazem viver ainda me sustentam na dura caminhada. Vejamos ate quando.
19/09/2015 21h24
Pois é... Já fiquei sabendo de tantos casos também... O mais recente foi de um amigo de uma amiga minha, ele acabou com sua amiga por depressão, e acho que um dos motivos provavelmente tem haver com o fato de que ele era gay e os pais não aceitavam numa boa... é muito triste saber dessas coisas, há tantos ocorrendo por ai... eu andei conversando com uma professora minha e ela disse que a depressão aumentou em 400% nessa década. Pra você ver que absurdo o que a tecnologia, o materialismo e o individualismo tem causado nas pessoas..
19/09/2015 21h46
Minha opinião é que não tem volta..
25/09/2019 17h38
Acho válido, se a vida está horrível sem sinais de melhora pq prolongar o sofrimento se em poucos anos iremos morrer de qualquer forma? Alguns dizem que é fraqueza, eu discordo totalmente, não existe nada que precise de mais coragem do que tirar a própria vida.
anônimo
20/09/2015 17h06
A morte só não é aterrorizante quando a vida ja se consumou.
É um ato egoísta, mas pra quem está mergulhado em tristeza, decepção e não tem mais alegria e tesão pela vida, a morte traz alivio e paz.
anônimo
18/07/2020 12h54
Achei q era um livro do cara lá, Durkheim
18/07/2020 14h56
Acho normal. Ainda mais nos dias de hoje. Frequentemente sinto vontade de cometer suicídio, mas não tenho coragem suficiente. Aí fico irritado comigo mesmo, frustrado... aí passa.
10/05/2019 23h44
É algo terrível, uma dor de viver insuportável... triste saber que as pessoas chegam a esse ponto por causa da tristeza... Deus tem misericórdia com certeza
anônimo
20/09/2015 05h17
Podem acreditar ou não.
Eu trabalhei num hospital que faz tratamento exclusivo de câncer e há muitos casos de suicídio lá que curiosamente não aparece na mídia.mas enfim o que gostaria de relatar e o seguinte:
Há nesse hospital uma ala no terceiro andar que costumávamos chamar da ala dos mortos vivos,porque nesse andar era onde iam os pacientes terminais,parecia a ante-sala do inferno se é que tem isso la...e era de la que ocorria a maioria dos suicídios.
Mas ate ai seria compreensível.
O curioso é que que trabalha la sabe que tem algo sobrenatural porque pessoas de outras alas dizem ver pessoas da janela chamando elas pra virem pra fora(como disse,quando acontece um suicídio ele e de pronto encoberto),e relatos de funcionários.Eu mesmo presenciei um que disse estava limpando a área da varanda quando viu dos pacientes andando de forma estranha quando abordou o mesmo ele falou com uma voz grossa demais que ele não era dali e que não tinha nenhum leito aqui...ai te pergunto,um homem com câncer terminal que não anda mais sozinho e sem forças pra nada teria uma voz daquela?!
E ainda forca pra caminhar ate o beiral da varanda?fica a mais de trinta metros do quarto dele?
Creio também que ha algo de sobrenatural em casos de suicídio.
19/03/2016 22h15
Pessoas se matam por não buscar ajuda
07/12/2015 00h31
Quanta gente lutando pela vida nos hospitais e as pessoas se matando.
anônimo
18/07/2020 14h55
Tenho vontade de me suicidar por pura solidão. Solidão é o único ponto da minha vida que não consigo ajeitar.
anônimo
18/07/2020 14h55
Acho errado.
18/07/2020 14h56
O pior crime que se possa fazer.
anônimo
18/07/2020 12h57
Não julgo já tive vontade de sair da festa tbm
18/07/2020 12h53
Nunca pensei em suicídio e também nunca teve nem um caso na minha família , acho que a pessoa que comete suicídio pensa que essa é a única saída para os problemas dela
anônimo
18/07/2020 12h31
Sou à favor
anônimo
22/07/2020 21h55
Um tio da minha ex mulher se matou por conta de um diagnóstico de ELA, à medida que foi percebendo o avançar da doença, se trancou no banheiro e deu um tiro na cabeça.

Não o julgo, o prognóstico da doença é o pior possível, a saudade é dira para quem fica, mas só quem vive dentro de si sabe o quanto o terror de se encontrar em um beco e não ver a saída é apavorante.
18/07/2020 01h26
Se você tiver tempo para 08mm17sg eu penso assim:
O suicídio é uma solução definitiva para uma solução provisória

Empatia e Resiliência
22/07/2020 21h57
Às vezes já pensei, mas nunca tive um pensamento fixo nisso, acho que é muito triste que isso ocorra e faz pensar se a atitude de alguém para com a pessoa evitaria isso.
19/03/2016 23h21
Infelizmente penso todos os dias! E olha que tenho uma vida perfeita para muitos
anônimo
09/06/2016 22h20
Tento compreender. Penso ser cabível em alguns casos.
Se alguns medos meus se concretizarem na velhice gostaria de ter a força mínima necessária para o ato.
Perdi uma amiga desse modo, foi desolador para mim, imagino que pra família muito mais.
anônimo
09/06/2016 22h43
Reflexo do nosso sistema.
anônimo
10/05/2019 23h35
Acho que o suicídio que é o ato de matar a si mesmo, em certa parte pode ser considerado um assassinato.
Não devemos matar ninguém, nem a nós mesmos.
18/05/2019 18h52
Depressao eh muito complicado. Um sofrimento muito grande meeesmo em alguns casos.
anônimo
18/07/2020 01h09
Poderia ser uma opção.
anônimo
29/06/2019 17h20
Eu acho errado e acho que é uma decisão extrema. A pessoa deve se sentir muito sozinha, muito mal com ela mesma e muito, muito deprimida...
anônimo
25/09/2019 17h27
Complicado
anônimo
11/12/2019 23h21
Já tentei duas vezes,e falhou.Eu agradeço às circunstâncias por isso.pois tenho responsabilidades com meus animais.Mas tirando isso,o que me agarra à vida é um fio finíssimo de orgulho.
11/12/2019 23h27
poderia ajudar a pessoa ou nao ja que ela decide o que vai fazer
anônimo
11/12/2019 23h33
E um fim triste
elas respondem
anônima
19/09/2015 21h36
Uma vez eu li que quando uma pessoa se mata, ela não quer acabar com a vida, ela quer acabar com a dor, e isso me deixou tão... no chão, eu diria.
Fico imaginando a dor de uma pessoa que comete o suicídio, pois eu (assim como todos) tenho inúmeros problemas, tem horas que me sinto a pessoa mais infeliz do mundo, e nem assim penso na hipótese de tirar minha vida, imagina então quem toma essa decisão o fardo que é conviver com a dor.

Já relatei aqui uma vez que aos meus 5/6 anos presenciei um suicídio e desde então aprendi a enxergar esse assunto de outra forma. Gostaria de trazer todas as pessoas que chegaram a esse ponto de volta a vida e fazê-las as pessoas mais felizes e amadas desse mundo, torço para que os índices caiam e um dia deixem de existir e que as pessoas morram de qualquer outra maneira, menos por escolha própria. A dor da alma é a pior dor que existe... Muito triste!
anônima
18/07/2020 01h14
Suicídio = Libertação de ter encarnado nesse mundo horrível de pessoas horríveis e injustas.

Mas não faz sentido alguém se suicidar pq de qualquer maneira nós não pertencemos a esse mundo, logo não ficaremos aqui para sempre. Nós temos a nossa própria carne, mas não somos nossos corpos, nós somos espíritos, seres espirituais, a nossa carne pertence à terra, mas nós não pertencemos, pois não somos a nossa carne. De qualquer forma estamos aqui temporariamente (óbvio) e temos uma missão aqui na Terra que é ter experiências e obter conhecimento para elevarmos a nossa consciência e atingir o ápice de nossas almas.

Então oq posso dizer é que o suicida fracassou na missão carnal dele aqui na Terra, pois ele alcançou o último estágio da dor humana e não encontrou meios ou solução para os desafios presentes em sua vida e acabou se encerrando por conta própria.
anônima
18/07/2020 14h54
Suicídio, por que as pessoas cogitam isso?

Eu passei um tempinho estudando isso, e cheguei ao ponto que as pessoas se suicidam não por querer morrer, mas por querer acabar com a dor que sente.

O suicídio envolve geralmente um processo de dor ou sofrimento mental. “A pessoa que começa a pensar em tirar sua própria vida está vivendo um momento de total desesperança." Ela se vê sem saída.

Existem causas imediatas predisponentes — como perda do emprego, fracasso amoroso, morte de um ente querido, ou falência financeira — que agem como um último empurrão para o suicídio.

Eu li um artigo que bem interessante que abordava esse tema.

• link abaixo.

https://papodehomem.com.br/5-coisas-que-eu-gostaria-de-dizer-as-pessoas-que-pensam-em-suicidio/

Esse é sobre depressão, mas achei interessante pôr aqui.
https://www.huffpostbrasil.com/daniela-schwanke/depressao-e-doenca-nao-frescura_b_5677306.html
19/09/2015 21h22
Nem todo mundo ver a vida colorida, infelizmente. Depressão, melancolia, tristeza são estados muito particulares. Eu sei das dores e delícias de minha vida, do outro, não. Não julgo quem pensa em um fim assim, não julgo como fraqueza, covardia, foi a forma que o sujeito conseguiu lidar com uma situação angustiante. Nunca pensei em tirar minha vida, acho que por medo de eu não morrer, mas teve episódios em que uma fatalidade, um atropelamento, um tiro, seriam bem vindos.
anônima
22/07/2020 21h52
Acho que a pessoa fica tão mal e não enxerga saída, que prefere morrer
anônima
22/07/2020 21h52
Quero
anônima
18/07/2020 12h36
Olha, só não me mato porque não tenho coragem e uma filha de 6 anos, e depois que a gente cai na depressão, o fim mais provável é esse mesmo, a vida se torna sem graça, não vemos alegria em nada
nos achamos sem sorte e quando não temos o que damos importância a coisa piora.
anônima
18/07/2020 02h38
Acredito que seja uma opção, e talvez, um direito da consciência encarnada. Ninguém é obrigado a viver a vida que vive, oras! Cada um sabe do sofrimento que carrega. Porém, penso que o suicídio traz mais problemas do que soluções (no âmbito espiritual), visto que tal consciência desistiu de uma oportunidade de evolução. Creio que, ao se suicidar, a "alma"/consciência irá regredir em sua missão, acabando por ter que reencarnar em vidas/corpos físicos mais degradados e em situações mais sofridas que a reencarnação anterior, na qual se suicidou. Em suma: não vale a pena tirar a própria vida, pois as consequências serão muito piores, visto que não sabemos realmente o que existe após a morte. A vida nos foi dada para evoluir, temos que dar o devido valor e aproveitar a oportunidade que nos foi dada.
anônima
18/07/2020 01h41
Admiro a coragem de tirar a própria vida.
Mas acredito que precisamos ser mais presentes no dia a dia e estarmos mais atentos aos sinais do outro.
Um amigo fazem quase 4 décadas que ele se matou , chegamos da escola juntos ele foi para o ap dele e eu para o meu .... escutamos uma pessoa gritando era a empregada em choque que ele tinha acabado de dar um tiro na própria cabeça .... tinha 10 anos e ele 12..
29/06/2019 17h06
Nem sempre o suicídio é por conta de depressão. Suicídio sempre tem algo a dizer. Sempre envolve situações que as pessoas não conseguem expressar o desespero que estão sentindo em vida. Suicídio pode envolver não só tristeza (pq tristeza ainda é um sentimento), mas um vazio, uma perda de significado, desespero ou um ato impulsivo. Pode envolver tbm vingança e raiva (pessoas se matam e deixam cartas ou vídeos culpando pessoas, ou matam outras pessoas e em seguida se matam). Pode envolver também copycat (quando uma personalidade da mídia se suicida, o número de suicídios tende a aumentar), e claro, os transtornos psicológicos, desde a depressão até doenças que envolvem surtos psicóticos, como bipolaridade e esquizofrenia (como no caso da mãe que jogou a menina pela janela do ap e depois se jogou).
Um amigo meu se suicidou no ano passado, e ele vinha falando há anos sobre sua melancolia diante da vida. Ele ia começar a ir em um psicologo na semana seguinte, mas preferiu "não dar esse trabalho a ninguém". Ouçam as pessoas. Não as julguem. Não as mandem procurar jesus. Não as chamem de fracas. Apenas ouçam e façam elas perceberem que não estão sozinhas. Não precisa dar soluções, apenas dê um ombro amigo. Mostre que vc está do lado. Isso salva vidas!
anônima
19/03/2016 23h22
Acontece quando a pessoa não vê uma saída para os seus problemas e acha que o resto da vida vai ser apenas mais um amontoado de decepções, e, portanto, não vale a pena ser vivida. Acho que normalmente existem duas relações entre suidcidas e as outras pessoas: 1) Ela não acha que seja importante pra ninguém ou 2) quer punir as pessoas ao redor por não consignarem fazê-la se sentir bem.

Sim, já pensei nisso, acho que muitas pessoas já pensaram, e sim, conhecia na pessoa que cometeu e uma que tentou, mas não eram muito próximas.
07/12/2015 00h14
Suicídio...algo a ser pensado com muito cuidado,atenção e carinho... Algo para o futuro... Ou não...
19/09/2015 21h04
É triste, a pessoa chegar ao ponto de tirar a propria a vida é lamentável...eu msmo na fossa..nunk pensei nessa possibilidade...mas eu tento entender...o pior é tentar tirar isso da cabeça da pessoa... :/
19/03/2016 23h21
Até hoje não cheguei à conclusão se é um ato de coragem ou fraqueza.
Por enquanto a balança está pesando mais pro lado da fraqueza, pois não há coisa que não possa ser resolvida com a dose certa de discernimento.
anônima
22/07/2020 20h55
Existem momentos em que parece a única opção.
E tmb tem gente q acredita q dps vai reencarnar e pode ter sorte etc.

As vezes é por causa de depressão etc
Parece q só assim esse sofrimento vai passar.

Eu já pensei em suicídio de duas maneiras diferentes...uma delas não muito saudável.
anônima
22/07/2020 21h51
o suicídio pode ser algo bem triste igual a qualquer morte. Já estudei um pouco sobre a história do ato e nem sempre ele foi visto de forma ''negativa'' igualmente hoje. Já vi, supostamente, diferentes motivações, a mente humana é bem complexa, entao acho que pode passar na cabeça de um suicida coisas bem interessantes filosoficas ou ate as ''motivações banais comuns'' (problemas financeiros, profissionais, sociais, relacionamento, etc). Nunca pensei em fazer isso serio, nunca perdi alguem assim, mas conheço pessoas proximas que tiraram a propria vida.
anônima
22/07/2020 21h54
Sou SUPER a favor do suicídio assistido. Se a pessoa tem uma doença terminal ou simplesmente quer deixar de viver, deve ter esse direito. Não pedimos pra nascer e acho JUSTO escolhermos a hora de morrer. Ja tive depressão severa e quis muito descansar, mas não rolou. Estou melhor da depressão, mas os problemas continuam.
Eu preferia estar morta agora.
anônima
29/06/2019 16h36
eu ja tentei uma vez, nunca busquei ajuda profissional, mas confesso que preciso, pois as vezes ainda penso nisso. Só tem que tentar ajudar a pessoa, pode ser que só de você conversar, ela mude de ideia, saiba conversar, saiba ouvir. Talvez assim você possa salvar uma vida xp
anônima
19/09/2015 21h28
Angústia, vazio, uma série de sentimentos negativos que nos leva ao desespero. Também já fiz essa escolha. Já optei por encerrar e encurtar minha vida, mas como não posso controlar meu próprio destino, uma força maior não quis que eu partisse assim. Consegui superar esse momento e estou bem. Não penso em cometer esse ato novamente.
21/09/2015 10h44
Fico muito triste quando me vem a noticia de alguem que se matou, nunca passei por isto de querer eliminar minha vida mas confesso que me dá um nervoso esses casos de suicidio.
Entendo cada pessoa mas é complicado questionar sobre ,pois cada um sabe da vida que leva, das dificuldades , injustiça. Peço a Deus para que essas pessoas se fortaleçam mesmo ao caos de suas mentes .
Afinal a vida não é fácil para ninguém e se analisarmos melhor, sempre tem alguém com uma situação pior que a nossa.Não digo de dinheiro , e sim de paz, amor, justiça.
Nunca perdi ninguém desta forma mas já tive um amigo que já pensou nisto, na verdade tem depressão a muito tempo e o que me deixa triste é minha incapacidade de fazer algo por ele :/ .
anônima
04/03/2016 14h36
Vários pensamentos negativos, a pessoa acha que ela "não deveria estar aqui". Pensam que não é importante pra ninguém, que ninguém o ama, que só sofre isso ou aquilo... Que sente um vazio, mas na vdd, não é nada disso.
anônima
19/03/2016 22h23
Eu ja pensei em suicídio quando era mais nova, felizmente eu consegui superar, mas tem gente que não consegue. Acho que são pessoas infelizes, não conseguem gostar da vida e tem depressão ou algum outro problema, o meu problema era a depressão.
09/06/2016 22h10
Quando a dor é tão forte e da ordem do real que a fantasia não da conta, e a solução é fazer uma passagem ao ato!
anônima
18/05/2019 18h50
Um ato de muita coragem.
anônima
29/06/2019 16h40
Acontece o tempo todo, de várias maneiras possíveis, há quem tire a própria vida de uma vez, há quem se mate aos poucos. É triste, pelo menos fico um bom tempo mal quando vejo, ainda mais quando se trata de pessoas mais jovens.
anônima
24/09/2019 19h35
Se sentir sozinho faz isso
anônima
25/09/2019 17h25
Quando uma pessoa pensa em suicídio, ela quer matar a dor, mas nunca a vida.” – Augusto Cury
anônima
25/09/2019 17h39
Acho que é minha única saída.
11/12/2019 23h28
Na questão da depressão as coisas são vistas de forma diferente. A pessoa se sente um peso.