Eu acho que ambos estão se cuidando mais, e por isto estão aparentando estar mais joviais.
Há uns trinta anos atrás, um homem ou uma mulher de trinta e poucos anos já eram considerados tiozões e tiozonas, hoje tem homens e mulheres com esta idade que tem o corpo muito mais saudável e equilibrado do que alguns jovens de 18 anos, que já sofrem com obesidade, alergias, depressão, problemas emocionais e outras dificuldades tais.
A galera da minha geração também teve a sorte de, quando na infância e adolescência, ainda não existir internet, IPhones, IPads, essas tralhas... As brincadeiras eram feitas muito mais na rua, fora de casa. Você tinha de escalar muros, subir em árvores, apostar corrida na praia, apostar corrida de natação no mar, sob as ondas fortes, ou em rios e represas, na água gelada. A gente dava banho de mangueira no cachorro e, se estivesse com sede, bebia água da própria mangueira. Com dez anos de idade eu já saía de bicicleta com os meus amigos para passear depois do almoço por bairros distantes e só regressava para casa umas cinco da tarde, todo suado, sujo, ralado, estrepado. A gente brincava de futebol na rua descalços, em campinhos de terra ou no próprio asfalto. De vez em quando alguém arrancava o tampão do dedão do pé no asfalto. A mãe da gente no máximo passava um merthiolate ardido na ferida e quando muito cobria com uma pequena gaze. Dois dias depois você já estava brincando de bola na rua de novo.
Esta geração, quando chegava aos 18, 19 anos, os homens já estavam gigantes de tão fortes, sem nunca precisarem haver tomado "Whey Protein" ou terem entrado numa academia de ginástica na vida. As mulheres, quando chegavam na mesma idade, também já estavam todas gostosonas, com corpos esbeltos, lindos.
Entretanto, sem dúvidas as mulheres cuidam muito mais da sua saúde do que os homens. Os homens bebem mais, fumam mais, comem muita porcaria na rua, muita gordura, não frequentam o médico com assiduidade... É claro que isto faz diferença.