Tanto por parte da família quanto por amigos que já se casaram, estão comprometidos ou até já tiveram filhos. As pessoas parecem julgar o tempo inteiro por conta disso, sem nem saber as razões que o levaram a estar sozinho (a)... O que pensam sobre isso? Acham que é possível ser feliz sem seguir o padrão imposto pela sociedade: arrumar emprego, casar, ter filhos, envelhecer e morrer ao lado de uma única pessoa?

eles perguntam
17 11
elas respondem
anônima
21/04/2018 00h59
Existe uma pressão que é algo que eu procuro evitar, em muitos momentos me imagino com uma carreira estável, bem financeiramente mas não tenho toda essa "romantização" sobre os relacionamentos principalmente porque eu vejo que a pressão vem de pessoas que tem o relacionamento falido e de faixada, veja se eu estaria ansiosa para entrar nessa, né? Ou me casar com o primeiro que aparecer só por desespero, graças a deus não to assim.
Já fiquei com várias pessoas porém nunca namorei sério e pretendo fazer isso só quando eu tiver vontade e não por pressão de alguém.
Sim, eu acredito que se possa ser feliz sem estar no "padrão" imposto pela sociedade, ainda mais quando somos bem resolvidos e gostamos da nossa própria companhia, quando era bem novinha sentia essa pressão para "beijar" ter um "namoradinho" mas eu gosto bastante de ser solteira e não penso em mudar meu estilo de vida por qualquer cara que aparecer.
21/04/2018 01h42
Sim, sempre! Quando falam que estou solteira, sempre respondem : " tão bonita, ta solteira porque?". Me dá um ódio. Como se sinônimo de relacionamento fosse beleza. Como se um relacionamento fosse nutrido por beleza. Na adolescência vivia de aparências e só encontrei pessoas fúteis. Hoje tô num MOMENTO que to dedicando a minha carreira. Mas falta muita maturidade e lealdade p eu ter um relacionamento com alguém.
anônima
21/04/2018 04h01
Nunca senti.

Atualmente, acho que o padrão imposto pela sociedade é exatamente o contrário: casar é uma bosta e até mesmo namorar é!

Sobre ser feliz, depende muito da pessoa, mas é possível ser feliz solteiro, sim...
anônima
20/04/2018 23h44
Só minha mãe me enche o saco com isso. De resto, tô de boa.
anônima
20/04/2018 23h47
Sim e não,sinto a pressão socialmente,mas não sinto falta de ninguém na minha vida.
anônima
20/04/2018 23h46
To solteira a cinco dias, e to mal e ninguém nada por enquanto..
anônima
21/04/2018 11h45
Já taquei o foda-se pra isso faz tempo.
anônima
21/04/2018 17h30
Eu descasei com 30 anos... minha família queria que eu fosse uma chifruda feliz, mas nao tenho vocação pra corna mansa ou corna braba...
Eu nao me importo com a opinião alheia, não é isso que define quem eu sou. Deus e eu sabendo disso me basta.
anônima
23/04/2018 17h58
Sim, sinto essa pressão. Detesto quando ficam me comparando com meninas adolescentes ou mais novas que eu, que já estão namorando e tudo mais.
Sempre me questionam se eu namoro, se já namorei e não sei mais o que, como se essa informação fosse mudar algo na vida da pessoa.
As pessoas acham que é obrigatório ter um homem ao lado pra ser feliz..
23/04/2018 16h21
Sim, cobram bastante, mas eu nem ligo!
Não acredito que casamento faça alguém feliz, as pessoas entram na nossa vida pra acrescentar felicidade, não pra nos fazer feliz!
21/04/2018 18h04
Sim, desde que completei 15 anos.
23/04/2018 18h01
Ao contrario sim, me sentia manipulada, mas até o momento que dei um chega. Nada permanece pra sempre uma hr vc precisa "acordar"
anônima
21/04/2018 16h51
Já senti...Atualmente, nem tanto!
anônima
21/04/2018 16h00
Nunca sofri pressão.
Minha família sabe que nunca vou arranjar ninguém.
anônima
21/04/2018 11h53
Nunca senti essa pressão. Lógico que as vezes me sinto sozinha mas sou eu que me cobro e não os outros.
No fundo eles sabem que dificilmente vou arrumar alguém, então nem tocam nesse assunto.
21/04/2018 11h50
Sinto essa pressão todos os dias. As pessoas são muito incovenientes.
anônima
21/04/2018 11h42
Pressão, amigos e tias sempre fazem. Como gostam de cuidar da vida das pessoas Ahaha
Mas eu nunca liguei pra isso, não. A vida é minha e eu sei quando vou querer algo com alguém.
eles respondem
21/04/2018 00h10
Não. Há todo um ritual pré-estabelecido pela sociedade (uma espécie de código de ética) em que nos orienta como agir (casar, ter filhos, arranjar um emprego etc), é normal que uma pessoa mais conservadora olhe com maus olhos àqueles que não seguem esse "protocolo".
anônimo
21/04/2018 17h11
Nunca senti pressão nenhuma. Minha família e, muitos menos os meus amigos, nunca me cobraram ou falaram nada.

De qualquer forma, acredito sim, que é possível ser feliz sem namoro, casamento ou família. Cada um sabe de si e onde encontrar a própria felicidade. Contudo, para mim, não. Eu desejo namorar e casar futuramente. Não gosto da idéia de viver sozinho.
21/04/2018 12h13
Levo numa boa, afinal, ninguém deve pautar vida de ninguém
21/04/2018 00h51
A pressão que eu sinto é por mim mesmo, eu próprio me pressiono cara. É foda.
21/04/2018 01h09
Sofro preconceito no trabalho. Os caras tudo casado, divorciado e eu sou tipo o único solteirão.

Já ouvi até piadinha de gente achando que eu sento no kibe.
anônimo
20/04/2018 23h44
Nenhuma, 2 primos meus acabaram de ter filhos e a pressão está toda com eles.
Eu não vivo pra agradar parente (as vó já até morreram) o meu vô único que está vivo já tem 5 bisneto. Com o meu pai eu mal falo e minha mãe morre de medo de eu ter um filho e pedir pra ela ajudar a cuidar.
Eu olho na cara dos homens casados, eles parecem sempre cansados e sem alma.
Tem uns que se perder o emprego acho que se matam porque já estão tudo endividados, com financiamentos e com crianças, sem falar os que já tem divorcio nas costas e pagam pensão.
21/04/2018 03h07
Pelo visto alguém se inspirou na resposta que eu dei sobre música nostálgica para criar um perfil. huashusa

Sandy, minha eterna crush husahusa.
anônimo
21/04/2018 16h48
Pressão eu tenho e muita, principalmente de familiares e parentes que botam uma certa pressão sobre isso... Hj por exemplo, meus primos ficaram jogando piadinha de mim pq tô solteiro e eles estão namorando moças bonitas, mas nem ligo, não vou voltar a namorar tão cedo... Eu meio que desisti de namorar, me cobro as vezes e sinto falta de uma namorada, mas tento seguir em frente e aproveitar sendo solteiro. A minha resposta sempre é dada de uma forma educada pra pessoas legais, e pra outras é correspondida de outra forma.
anônimo
21/04/2018 15h10
A sociedade em geral sempre tenta nos pressionar. Mas não conseguem fazer eu me sentir pressionado.
21/04/2018 12h07
Ficam enchendo o saco falando que vc não tem mulher, tanto familia quanto amigos.Hehe
21/04/2018 11h54
Sinto, sim. Ainda mais no mundo de hj em dia em que o pessoal troca de namorado(a) como quem troca de roupa. E isso é muito chato, pq para as pessoas como eu que escolheram esperar, fica difícil achar alguém legal para se relacionar.