Segundo o principal teórico e co-fundador da ideologia comunista, Marx, esse modelo econômico é uma fase de superação do capitalismo e socialismo, em que se desmantelaria as classes sociais e se distribuiria igualmente a propriedade dos fatores de produção.
É uma ideologia que prega um modelo socioeconômico que nunca existiu de fato, mas só idealmente. Pessoalmente, eu não sei se seria um bom modelo a ser adotado.
Sou filiado à esquerda e acho bastante eficiente o que já vem sendo adotado aqui, o Capitalismo de Estado: modelo econômico em que o Estado intervem na economia, mas sem deter a propriedade dos fatores de produção. O ideal é um estado com viés liberal com intervencionismo do Estado.
No que respeita ao feminismo, é pertinente observar que este movimento não é somente ligado à esquerda como sói se pensar, mas também pode sê-lo à direita, como, p. ex. o feminismo liberal (também atrelado a grupos de direita).
O feminismo é importantíssimo na luta contra a desigualdade de gênero. Num mundo em que há disparidade salarial, violência física e simbólica contra as mulheres e dominação política e econômica masculina, a manutenção da luta feminista se faz indispensável.
O feminismo foi coligado com a esquerda, o que no meu ponto de vista é um erro, se for pra envolver política que seja unipartidario. Já Comunismo vejo como uma ideologia morta, Capitalismo pode ter seus defeitos, mas da pra ser melhorado e reajustado para o bem de todos.
Do Feminismo: feminismo n tem a ver com a luta pelo direito das mulheres e sim com a igualdade entre os gêneros. Embora tenha sido iniciado pelas mulheres trata-se de uma luta de ambos os sexos para acabar com preconceitos e repressões ligadas ao sexo do indivíduo.
Enfermeiro, dono de casa, empregado doméstico, bailarino e etc são alguns exemplos masculinos q são defendidos pelo feminismo.
Já para as mulheres está mais voltado para a figura feminina no mercado de trabalho, a representatividade feminina na política, além de tbm lutar pelas liberdades individuais das mulheres, como a liberdade sobre seu corpo, sobre a forma de se vestir ou até mesmo poder expor e demonstrar interesse sexual com um ou múltiplos parceiros sem preocupação de ser julgada como "puta", "vadia", vagabunda" e outros rótulos.
Obs: infelizmente a própria mulher atual não entende exatamente oq é esse movimento social e se afirmam "feministas" erroneamente.
Do comunismo: Não tenho conhecimento tão aprofundado, mas trata-se de um sistema econômico q visa combater as desigualdades sociais tornando todos iguais. Desta forma todos teriam direito a moradia, alimentação, trabalho e etc. Seria função do estado suprir todas as necessidades e garantir a igualdade entre todos. N existiriam ricos e pobres, patrões e funcionários e etc.
As revoluções tecnológicas seriam desnecessárias para manter o bem estar e a igualdade social e econômica entre todos os indivíduos. Além disso, n existiriam bens próprios, não existiria propriedade privada, apenas bens do estado para serem igualmente compartilhados entre todos.
Comunismo? Só vivendo no fantástico mundo do lacre para ousar falar que é um sistema onde "são todos iguais". Só se for a miséria que é dividida igualmente. Vocês conhecem um país chamado VENEZUELA? Pois é. Mais de 600 venezuelanos cruzam a fronteira por dia. Que fronteira, a dos EUA? Não. Do Brasil! Os caras vem da Venezuela a pé para Roraima. O salário na Venezuela é de 1 DÓLAR, ouviram bem, seus comunistas de Iphone?
Comunismo é morte, miséria e fome. Eu fico muito triste com a situação dos venezuelanos que sofrem na mão daquele genocida comunista maldito. Ainda tem uns malditos que ousam defender esse lixo. Uns malditos.
Defender esses sistemas malucos aí no bem bom da sua casa, com seu smatpohone, trabalho, internet e casa é fácil. Gente que não entende nada de miséria, gente vitimista, gente ruim.
Parece maravilhoso, pergunte pra quem viveu no comunismo soviético e chinês.
Geralmente são pessoas que fugiram pra não serem assassinados.
Quem fala de suécia só pode estar de piada, pois são países que viveram no capitalismo por muito tempo e hoje tem dinheiro pra gastar, que já está acabando por sinal, tanto que já estão querendo mudar as coisas por lá.
Comunismo é o sistema que divide a sociedade em "proletários" e "burgueses", e valida a violência e coerção daqueles sobre estes.
Feminismo é o movimento que busca dividir a sociedade em mulheres e homens, e valida a violência e coerção daquelas sobre estes.
Para mim o feminismo é extremamente necessário, nesse mundo de desigualdade, violência contra gênero, restrições de liberdade social.
Não há segredo e tampouco complexidade nisso.
Quanto ao comunismo, acho interessante a ideologia, porém não me agrada a idéia de ter o estado gerindo toda a fonte de riquezas e às distribuindo... Para mim isso é impraticável de fato. Num mundo sistematicamente capitalista.
Acho que só entende algo sobre comunismo ou feminismo quem no dia a dia convive com a desigualdade, com desrespeito, com injustiça. O resto não deveria opinar.
Comunistas são todos aqueles que criticam Bolsonaro.
Feministas são aquelas do sovaco peludo.
Tô zoando. Porque eu acho esses esteriótipos muito engraçados. kkkkkkkk
Acho engraçado também o povo que tem medo de comunistas aqui no Brasil, acham que o PT é comunista. Votam num candidato X porque ele é contra o comunismo. Sendo que nunca tivemos um governo comunista aqui. Nunca teve sequer um país comunista no mundo. Acho que não dá pra chamar o PT nem de socialista.
Acho que a gente vive num país onde a pouca vergonha da política é tão grande que o que tem em Brasília não dá nem pra dividir entre direita e esquerda.
Eu lembro que eu li um texto muito legal que falava que fanáticos se odiavam nas ruas enquanto PT e PSDB amavam a Odebrecht... (https://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/2017/04/15/pt-e-psdb-amavam-odebrecht-enquanto-fanaticos-se-odiavam-em-pracas-publicas/?mobile)
Agora a falsa polaridade tem um novo ídolo pra direita. Que me perdoem, mas eu acho muita ingenuidade achar que se pode tirar algo limpo da lixeira. Principalmente, quando essa pessoa viveu uma relação amorosa com o MDB.
Sobre feminismo, acho que é uma ideologia complexa, possui várias vertentes. Não dá pra apoiar por completo, nem odiar. Eu tenho uma amiga que estuda filosofia numa das melhores universidades desse país. E até mesmo ela tem dificuldade de se posicionar sobre feminismo porque o que se debate sobre o assunto com conhecimento ainda é muito pouco. Eu costumo defender apenas a questão da igualdade e do respeito às mulheres.
Mas é bem cansativo porque as pessoas entendem empoderamento como supremacia e começam a te atacar gratuitamente por se sentirem ameaçadas...
Bem eu penso que o feminismo é uma luta legítimo e indispensável para o progresso da humanidade. Há mta falácia em cima do tema , avançamos muito é verdade mas ainda há mto o que se lutar .
Sobre o comunismo a idéia dele é como uma liberdade estóica : uma nação sem Estado e as ordens da classe dominante é maravilhoso mas utópico
É preciso salientar que muitas feministas acabam aderindo ao comunismo pelo conceito de respeito ao indivíduo.
E não confunda comunismo com socialismo.
Bjo