Pergunta pra quem está em relacionamento sério... Como posso falar com ela?

Eu sou casado e gosto muito da minha esposa, mas as vezes tem umas situações que me deixam extremamente decepcionado. Ontem por exemplo, ela veio me dizer de uma mulher que separou por causa da rotina, veio também dizer de uma mulher aqui da cidade que separou porque o marido é "lerdo" e não conversa muito. Eu sou tímido e falo pouco, reconheço isso, as vezes não conversamos o dia inteiro, mas eu trato ela bem, procuro saber do dia e do trabalho dela, sempre que estamos em casa estamos conversando o tempo quase todo. Eu estou de férias agora e estou cuidando de tudo em casa, limpeza da casa, lavar louça, colocar roupa na máquina. Uns dias atrás ele me disse que parece que eu não amo ela como antes, acho que pelo mesmo motivo, mas não vejo diferença em meu comportamento. Além do ciúme doentio que ela tem. Já tentei conversar, mas ela perde a paciência. Alguém me ajuda em como posso falar com ela?
24/07/2024 20h02

Lamento muito pelo que você está passando. Relacionamentos são muito mais complexos do que imaginamos

quando somos jovens. Não sei se é o seu caso, mas muitas vezes pessoas que se casam muito jovens podem se sentir frustradas ao longo do tempo, percebendo que a realidade do casamento nem sempre corresponde à visão idealizada e romântica que tinham na juventude.
Estudos mostram que nosso cérebro passa por mudanças químicas quando nos apaixonamos, proporcionando aquela sensação agradável de estar nas nuvens ao lado da pessoa amada. No entanto, com o tempo, o cérebro retorna ao seu estado normal, o que exige maturidade para que o relacionamento perdure. Muitas pessoas ficam desapontadas após anos de convivência, pois desejam reviver aquela intensidade inicial do relacionamento, algo que pode ser difícil de manter. Isso leva algumas pessoas a começarem, de forma inconsciente, a encontrar defeitos no parceiro para justificar sua insatisfação.
Se você ama sua esposa e deseja que o casamento funcione, sugiro que considerem fazer terapia de casal juntos. Isso pode fazer uma grande diferença, ajudando vocês a compreender melhor a dinâmica atual do relacionamento, entender as frustrações de cada um e explorar novas formas de construir uma dinâmica mais saudável e satisfatória.