Vocês já desistiram do sonho de vocês?

minha experiência: meu sonho é/era ser médica mas entrei mais tarde na escola, repeti o 3 por doença e me formei aos 19 no supletivo pq aos 17 mudei de estado deu tudo errado hj tenho 19 e por mais q meu sonho seja medicina não só pelo dinheiro, eu amo ciências e cuidar das pessoas eu n posso, pq vai ser meu primeiro enem, e além disso venho d família classe média meu pai é almoxarife e minha mãe é diarista para cursar medicina q é integral precisa ter tempo e eu q limpo casa, faço almoço, lavo quintal, arrumo meu quarto e o deles, faço café já chorei muito, hoje ainda me deu uma pontada de dor mas infelizmente é a vida tentei me convencer de q eu poderia fazer medicina e continuar ajudando meus pais mas n posso faculdade particular sempre é integral, só rico tem tempo e não tem preocupação com isso de limpar e etc, a única preocupação é nada.

por tanto tempo pedi a Deus, era meu sonho mas sejamos sinceros se vc não vem de família rica ou a sua família não tem condição de pagar diarista vc tem q fazer e isso n vai te dar tempo

enfim, essa coisa de sonho é muito dolorosa. Acontece que a gente quando é novo, mal espera as mudanças da vida, as circunstâncias e as dores q vamos viver né.
anônima
anônima
11/08/2024 02h44

Olha, eu entendo o seu problema, mas há maneiras de contornar isso. Eu também sonhei

em seguir uma carreira científica durante o ensino médio, mas sabia que seria um desafio. Minha família não tinha condições de pagar uma universidade particular, e o curso que eu queria era integral. A única opção era passar em uma universidade federal. Consegui uma bolsa de iniciação científica cedo, o que me ajudou a me manter. Dividia um apartamento com outras pessoas para compartilhar as despesas e as tarefas domésticas, e nunca tive diarista para me ajudar. Na universidade, havia um restaurante universitário onde era possível comer por um preço muito acessível. Além disso, em universidades federais, é até possível conseguir moradia em alojamentos, o que elimina custos com moradia.
Se fazer medicina é seu sonho, dedique-se a estudar para passar no vestibular. Converse com seus pais e busque o apoio deles. Tenho um amigo que passou para medicina e seus pais dependiam dele. Ele fez um acordo com eles: estudaria medicina e, ao se formar, assumiria todas as despesas e dívidas acumuladas durante seus estudos.
Se esse é seu sonho, vá em frente e corra atrás dele!

Sua reflexão sobre como o sistema favorece as pessoas ricas, proporcionando-lhes vantagens e mecanismos para se manterem em posições superiores, é muito verdadeira. Aqueles de nós que vêm de classes mais pobres precisam lutar muito mais arduamente para alcançar nossos sonhos.