Penso em ter um emprego mas minha mãe diz que não é necessário. Preciso de conselhos!

Olá pessoal, tenho 19 anos e entrei em uma questão na minha cabeça que está por meses... sempre que há um problema fico aberta pra diversas opiniões e relatos, pois assim consigo observar o problema com outros olhos...

Bom, iniciei a faculdade esse mês e não tenho emprego, penso em conseguir um, porém minha mãe me da conselhos de que não é necessário, por um lado ela está certa, porém existe algo maior por trás... estou saindo da adolescência e me tornando adulta com obrigações, claro que prefiro estudar invés de trabalhar, mas também me preocupo com minha mãe.

Alguns podem dizer que tenho tudo nas mãos por não trabalhar e ter uma mãe incrível como essa e eu concordo com isso, mas acredito que todos se preocupariam com a saúde de uma mãe... ela está doente e recebe um salário mínimo, e meu pai..bom, ele é um problema maior, pois bebe, gasta dinheiro com jogo e causa mal pra saúde dos filhos e da esposa, tenho irmão mais novo e pela primeira vez vi meu querido irmãozinho ter crise de ansiedade por conta do próprio pai que é irresponsável e nn cuida da própria família.

Esse trabalho não é apenas pelo fato de eu querer ganhar dinheiro, mas ss pra ajudar minha querida mãe que sofre todos os dias por enfrentar problemas de saúde e ainda ter depressão e ansiedade, estamos em uma fase difícil, pois largar o nosso pai não é tão fácil assim, ele manipula e minha mãe tem dependência emocional, ela reconhece o problema de ter um homem narcisista e sabe que nn o ama mais, porém a dependência em pequenas coisas, como sustento da casa e etc. são grandes, não consigo vê-la doente de saúde e ter que aguentar tudo sozinha desse jeito.

Ela me diz pra confiar nela, pois msm com o salário mínimo ela obra milagres para dentro de casa, diz que sempre quis uma mãe pra aconselhar de nunca trabalhar e sim estudar e ela me diz que devo fzer isso, devo estudar e nn se humilhar em comércio... Sinceramente, minha cabeça está confusa e isso me deixa perdida em meus próprios pensamentos.
26/09/2024 14h18

Existem muitas questões para serem discutidas nesse contexto. É uma situação complexa e bem difícil.

Em relação a dificuldade de se separar do pai, há melhores informações em assistência social e fórum de justiça, vão instruir vocês dos seus direitos, e de uma possível assistência, mas não é fácil. Quanto à sua dúvida entre trabalhar e estudar é algo pessoal, qual é sua prioridade? Vai conseguir estudar nessa situação complexa? Mas ao mesmo tempo o estudo pode te tirar definitivamente desta situação. Eu aconselho você a conseguir ajuda profissional, para fazer uma escolha mais acertada. Um psicólogo não vai te negar um conselho desses. Um advogado vai conseguir te aconselhar quanto aos seus direitos. E a assistência social talvez te mostre outras saídas. Mas independente disso, tenha amigos, converse com eles. Boa sorte.