Devo me declarar pra ele?

Estou gostando de um cara e acho que ele gosta de mim também. Estou pensando em confessar pra ele, porém ele é ex da minha melhor amiga. Foi ele quem terminou com ela e, até um tempo atrás, ela me dizia que ainda tinha sentimentos por ele. Já faz um ano que terminaram e agora ela está em um novo relacionamento, mas tenho medo das coisas ficarem estranhas entre nós duas caso eu comente com ela o que estou sentindo. O que vocês acham que devo fazer?
29/12/2025 07h24

Na minha opinião, isso é uma quebra de lealdade com a sua amiga. Existe, sim,

um código não escrito entre amigas: ex de amiga não é território neutro, é proibido.

Não é nem uma questão de ela estar ou não em outro relacionamento agora. É humano desconfiar. Se fosse comigo, eu pensaria que o interesse já existia antes, mesmo que não fosse verdade. Esse tipo de situação quase sempre deixa uma sombra de dúvida.

Então a pergunta real não é se você deve se declarar para ele, mas o que pesa mais para você. Manter a amizade ou investir em alguém que pode, inclusive, nem dar em nada.

Se você valoriza essa amizade, a escolha mais segura é não seguir por esse caminho. Porque, mesmo com conversa e “autorização”, dificilmente a relação volta a ser exatamente como antes.

Vou contar a experiência de uma amiga minha, vou chamá-la de Liana.
Liana tinha uma amizade de mais de 16 anos com outra mulher, que vou chamar de Carine. Em determinado momento, Liana decidiu se envolver justamente com o ex-namorado da Carine, o Roberto.
Eles começaram a namorar e, com o tempo, Liana engravidou. O problema é que a gravidez era ectópica, nas trompas. Ela passou o dia inteiro com dores intensas e pediu ajuda. Roberto ignorou a situação e não a levou ao hospital.
Quando finalmente foi atendida, a situação já era grave. Liana precisou passar por uma cirurgia de emergência, correu risco de vida, perdeu uma trompa, um ovário e a gestação.
Além da perda física e emocional, ela também perdeu uma amizade de anos.
Essa história não é para generalizar homens ou situações, mas para mostrar que quando você quebra um vínculo de confiança por alguém, muitas vezes fica sozinha justamente quando mais precisa. Depois disso ela aprendeu que não se envolve com ex-namorado de amiga, se nem a amiga quis. Por que ela iria querer?