Trump está botando ordem no mundo?

TIirando ditadores, limitando o crescimento potências autoritarias como China e Russia, criando acordos comerciais justos.
11/01/2026 16h27

É o contrário. Tá redesenhando o cenário de forma a jogar o resto do mundo

contra os EUA. O protecionismo tá mais pra isolacionismo e o mundo caminha para uma nova ordem cada vez mais multipolar:

-Na Venezuela, tirou o Maduro mas não apoiou a oposição da Corina, já aceitou e negocia direto com a Delcy Rodrigues, que é uma chavista bem mais revolucionária e francamente, uma política bem mais competente, era ministra de energia e conseguiu driblar as sanções pra vender petróleo pra Rússia, china e pros próprios EUA.

- Chamou Putin de ditador por invadir a Ucrânia, mas já tá falando de novo em pegar a Groelândia. Ué, virou ditador também? Aliás, isso pegou mal e já tá causando treta entre os próprios membros da OTAN:

https://www.cartacapital.com.br/mundo/groenlandia-responde-a-trump-nao-queremos-ser-americanos/

- Antigos aliados já estão ficando com pé a trás. Começou com Alemanha:
- https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/chanceler-alemao-diz-que-europa-nao-precisa-dos-eua-para-salvar-democracia/

Agora Macron e Meloni já estão correndo para o malvadão Putin, viram que o acordo UE-mercosul foi um presente pra América do sul e Trump tá pouco se fudendo pra Europa, só ver como ele deixou Ucrânia ainda mais desmoralizada com os acordos que propôs ao zelenski, pegar ou largar:

https://istoe.com.br/italia-estima-que-ue-deve-restabelecer-dialogo-com-russia

A menos que uma nova guerra mundial estoure, EUA já perdeu o bonde, a oportunidade de frear a China passou.
E isso o pentágono já percebeu. Por isso o desespero, apelando pra Taiwan, japão, Coreia do sul, comprarem essa guerra com china, por procuração.

Somente 5% do petróleo importado pela china é da Venezuela, a maioria vem do oriente médio. O que EUA querem é frear a parceria dos chineses com América do sul. Nem com o milei, que dizia não iria negociar com comunistas, isso aconteceu:

https://www.poder360.com.br/poder-internacional/nao-vou-romper-lacos-comerciais-com-a-china-diz-milei/