Namorada dando gelo, como reagir a isso?

Minha namorada é muito sentimental. Por vezes quando algo a incomoda ela resolve por assim dizer "penalizar" e começa a me dar gelo ( às vezes por coisas completamente bobas). Namoramos há um ano e meio, já tentei outras vezes explicar que quando algo incomodar, ela tem a liberdade de conversar comigo, mas parece que falo com as paredes e por fim acabo me sentindo mal e desprezado. Normalmente se...
eles respondem
Coisa de criança isso né? Tenha uma conversa séria com ela. Ela precisa se abrir e falar o que incomoda, se ela não fala fica muito dificil entender. A comunicação é tudo.
Fala que vc fica muito chateado com isso, e que em vez de melhorar só piora e desgasta a situação.

Isso é um problema que precisa ser resolvido, e não ignorado.