Na verdade, todos os países tem pontos positivos e negativos né, é difícil achar um
país praticamente bom em tudo e um outro país ruim em tudo.Mas diria que a Suíça é quase um país perfeito, onde os benefícios superam imensamente os pontos negativos, e o norte da África é um lugar quase infernal, onde os malefícios superam imensamente os benefícios.
Assim, se concentrando na América do Sul, eu vejo que todos os países são pobres e com qualidade de vida precária, não tem um que supera o outro grandemente.
Por exemplo, o Chile é um dos países mais desenvolvidos dessa região, tem criminalidade baixa, liberdade individual e econômica, menos impostos, o povo não é assaltado 24h por dia como acontece no Brasil. Fora a economia que é muito mais estável do que a brasileira graças a uma forte política fiscal e baixa corrupção, o que prejudica muito os mais pobres.
Entretanto, o sistema previdenciário lá é horrendo, e o sistema de saúde lá deixa muito a desejar.
Lá, tem gente que se aposenta ganhando uma miséria, o que deixa muitas pessoas em uma sinuca de bico. Fora que lá não há um sistema de subsídio a pessoas com problemas de saúde, portanto se você não aprender a guardar dinheiro para pagar um tratamento particular, terá sérios problemas.
Na Suíça, embora o sistema seja misto, se você for pobre e sem condições de pagar por um plano, há meios de conseguir que o estado subsidia seu tratamento no particular, o que é maravilhoso para pessoas que não tem condição de arcar com um plano de saúde. Nos EUA tentam fazer isso há anos, mas ainda falham miseravelmente, embora pessoas que tenham algum conhecimento e poupam dinheiro, conseguem se tratar lá também.
Enfim, não existe só maravilha, apesar do Brasil, hoje em dia, ter mais malefícios do que benefícios, quer dizer, o cidadão até consegue se aposentar com o mínimo de dignidade e ter o SUS que o apoia daquela forma vagarosa em caso de doença, mas o resto é tudo um lixo, então fica complicado.
Vai de cada pessoa.