23/02/2023 11h59

Só olhar a história da humanidade. Nenhum sistema de produção foi perfeito e insuperável. O

capitalismo surgiu da necessidade da superação do feudalismo. Todo sistema tem suas falhas e contradições. E nesse contexto (e com a própria evolução dos meios de produção e distribuição) que surge a necessidade de um novo.

Capitalismo é a concentração de muito nas mãos de poucos, e a tendência é aumentar cada vez mais essa diferença. É a precarização de tudo público para vender o remédio privado, competição ao invés de cooperação, cada um brigando pelo seu e magicamente isso é bom para o todo. Hierarquia entre a própria classe trabalhadora, um médico/empresário é mais cidadão que uma empregada doméstica. Exaltação de quem tem mais e desumanização de quem tem menos. Pra disfarçar o quão explorado e mal recompensados são os trabalhadores a propaganda é brutal. Empresas são como família, sindicatos são malvados, trabalho informal é melhor pra economia. É culpa do governo, da China, dos comunistas, de você que não tem educação financeira, da Nova Ordem mundial, do Diabo. É a lenda do livre mercado, da meritocracia, de que tudo nas mãos de empresário bonzinho é melhor que nas mãos de politico malvado (esquecendo que empresariado e classe política são carne e unha, um alimenta o outro). E quando é encurralado já sabe: é ruim, mas é melhor que o socialismo! É melhor que nada!

Mises no livro Liberalismo:
Não se pode negar que o fascismo e movimentos semelhantes, visando o estabelecimento de ditaduras são cheios de boas intenções e que sua intervenção, em dado momento, salvou a civilização europeia. O mérito que o fascismo ganhou assim, por si só viverá eternamente na história.

Se você se dá bem no capitalismo, o sistema é foda. Se dá mal, a culpa é toda sua.
Se você se dá bem, no socialismo, você é foda. Se dá mal, a culpa é toda do socialismo.

E assim como feudalismo, mercantilismo e demais sistemas que se baseiam na exploração, a tendência é que seja superado. Tomara.