É culpa do capitalismo homens ganharem mais que mulheres ou é mito?

Lembramos que a clt é de 1943, ela consolidou normas existentes em um só texto, e nela é expresso que na mesma função ambos recebem de igual forma quando tem o mesmo tempo de serviço na mesma função

Alguns dizem que o patrao paga mais para ter um homem na função (isso é vedado pela clt)

Há até cotas para mulheres em alguns casos do serviço público como a PM.

Mas dinheiro faz dinheiro, e homens estão no topo, logo enquanto o país for capitalista, homens terão mais renda, estou certo?
anônimo
anônimo
25/04/2024 20h06

Capitalismo é apenas uma fase histórica das relações entre processos de produção da humanidade. Volte

bem antes disso que praticamente toda sociedade seguia uma estrutura patriarcal. Na maioria das religiões e leis o homem tinha mais poder. Faraó, rei, imperador, czar.

Se um rei europeu casa com uma mendiga, ela vira a rainha. Se uma rainha casa com um mendigo, ele vira príncipe, o rei vai ser o filho, para preservar a linhagem. Olha aí o Talibã, como são os direitos das mulheres?

A estrutura política, cultural, religiosa se adapta em diferentes sistemas. No capitalismo ele acelerou os direitos trabalhistas e sociais das mulheres (voto, acesso a escola, faculdade). Pega a Primeira Guerra, rapaziada indo para os campos de batalha, quem assume a papelada, o chão de fábrica? Mulherada.

A desigualdade se dá por essa herança cultural. Homens largaram na frente na corrida, nos negócios e nas especializações (dos últimos 50 anos pra cá que começou a diminuir a proporção de mulheres para homens nas universidades). Logo há mais bilionários, milionários,CEOs machos. Questão de probabilidade.

Em média os homens ganham mais, simplesmente porque há mais homens por aí ganhando mais. No topo da pirâmide, em empregos com mais periculosidade. Já viu algum lugar em que dois funcionários na mesma função ganham salários diferentes, apenas por uma ser mulher? Então...