Os poetas hj não seriam conhecidos( não se destacam dentre os autores) ou não há boas obras( não se destacam em qualidade)? A poesia continua a ser publicada, os concursos e prêmios de poesia estão aí, poesia continua sendo traduzida, contemporânea ou não, continua a ser estudada. Vc tem razão num aspecto: poesia é pouco consumida e difundida, vc não encontra poesia nos rankings de mais vendidos. A net possibilita que qq um possa expor sua obra, também que qq produção seja alçada ao reconhecimento, tenha acolhimento e divulgação e para isso independe de crítica especializada ou tratamento editorial. Porém, não é o acesso qse irrestrito que reduz o consumo de poesia, uma das hipóteses é que cada vez menos estejamos dispostos a entrar no jogo poético, ele demanda criatividade, um esforço do leitor para montar mentalmente em imagens a proposta textual. Cada vez mais precisamos que nos poupem o trabalho de visualização mental, de preenchimento de lacunas, cada vez mais rejeitamos os espaços deixados em aberto para que os preenchamos com interpretação pessoal e exigimos que o que acessamos nos dê tudo pronto, início, meio e fim redondinhos. Esse é o novo desafio da poesia( e da literatura como um todo), um desafio que a poesia tradicional tem já há décadas tentado suplantar através da união à mídias variadas, como, p. ex., vídeo-poesias. Infelizmente a formação de um novo público parece-me escassa, não vejo com maus olhos que qq coisa se auto-intitule poesia, mas sim que aceitemos esse título para qq coisa. A discussão do que seja Arte não é nova, mas é relativamente recente estar tão amplamente difundida, contudo requisitos técnico-formais, estéticos, conteúdo, teoria crítica, deveriam, de maneira sutil, permear essa discussão. Malogro nosso, o que a rege são vieses morais e ideológicos. Enfim, há hj poesia acessível para todo tipo de leitor e feita por todo tipo de autor, o truque é não ser passivo e só ler o que chegue a vc, mas buscar o que lhe interessa.
Bem a variedade de publicações sempre existiu,o problema ao meu ver é que o marketing se esforça pra vender uma linguagem simples a fim de alcançar um público maior .
Não há investimento em leitura pois isso traria esclarecimento e uma população majoritariamente esclarecida é um perigo pra autoridades corruptas .
Até a escola que teoricamente tem um discurso de imparcialidade é absolutamente parcial.
Acredito que hoje em dia há bons escritores só que temos que nos esforçar mais para encontrá los .