Essa coisa de que capitalismo gera desigualdade é a maior mentira inventada pelos comunas e governos socialistas. O que gera a desigualdade é esse controle estatal pelas coisas privadas das pessoas, esses impostos exorbitantes sem retorno à população, e favorecimento estatal dado a grandes indústrias e bancos. Governos repressores que impedem pessoas de trabalharem e gerarem riqueza para o estado, e dar oportunidade de emprego a dezenas e centenas de pessoas.
Basta visitar países como Dinamarca, Noruega, Suíça, Singapura, Canadá e observar a qualidade de vida desses países, e pegar países com traços socialistas como Cuba, Venezuela, Coreia do Norte, e uma parte da China.
Socialismo é uma ideia utópica até interessante, mas pôr aquilo em prática é impossível. É entregar toda a fortuna do país na mão de meia dúzia de políticos sangue sugas, enquanto a população vive de migalhas.
De acordo com a doutrina marxistas não são sistemas políticos, são modos de produção. Mas como Marx estava errado e o comunismo não evoluiu naturalmente nos países capitalistas, ele se tornou uma experiência estatal de totalitarismo. E é impossível defender a experiência russa ou chinesa.