Nunca sei o que dizer/fazer quando vejo algum conhecido ou amigo nessa situação. É triste

eles perguntam
3 3
elas respondem
24/07/2018 06h14
Ajude a pessoa a procurar tratamento.
Marque a primeira consulta.
Se possível, acompanhe a pessoa em suas consultas.
Não despreze conversas, ameaças nem tentativas de suicídio.
Convide a pessoa para um passeio, um filme ou qualquer atividade que ela costumava gostar.
Ouça o que a pessoa tem a dizer, se ela quiser falar alguma coisa. Nem sempre é necessário dar conselhos, o mais importante é ouvir com paciência.
Ofereça-se para fazer pequenas obrigações, como levar o cachorro para passear, lavar louça, cozinhar. Lembre-se de que a pessoa não está sendo preguiçosa por não fazer esse tipo de coisa. No auge da depressão, até levantar da cama é uma tarefa importante.
Deixe comida preparada. É importante que a pessoa com depressão não deixe de comer, mas cozinhar é impossível para ela nesse momento.
Aprenda tudo o que puder sobre a doença. Quanto mais souber, mais pode ajudar.
Informação é poder e compreensão. Entenda o processo químico da doença.
Não deixe que a pessoa falte a suas consultas médicas nem que se esqueça de tomar sua medicação na hora certa.
Cuide de você também. Reconheça que tem necessidades e valores, e não se deixe levar pela depressão alheia. Mantenha a cabeça no lugar!
anônima
24/07/2018 02h34
Pesquisa no Google. Tem vários sites com ótimas dicas. Não sei te falar agora porque faz um tempinho que pesquisei.
anônima
24/07/2018 04h41
Seja um cara bacana evitando fazer julgamentos. Seja um bom ouvinte e não ache que tudo que a pessoa precisa é um psicólogo e tarja preta. Seja atencioso e esteja sempre disposto a conversar.
eles respondem
24/07/2018 02h41
Minha mãe tava em uma fudida, teve até que ficar internada numa clinica psiquiátrica.
O conselho que eu posso dar são:
Tente manter a mente dessa pessoa ocupada.
Acompanhe essa pessoa em alguma atividade física, isso é muito importante.
E tente sempre deixa-la na presença de mais pessoa pra interagir e socializar, pois a solidão é o pior momento pra uma pessoa que tem depressão.
24/07/2018 02h42
Dê apoio, demonstre que a pessoa pode contar com você para desabafar e confiar, esteja presente e seja um ombro amigo sem julgá-la.
24/07/2018 08h49
Vc é psicólogo e não é seu parente? Atenda.o
Vc não é psicólogo...vai pro primeiro passo.

Fora isso, acho que o principal é não ser chato. Respeitar a situação da pessoa.
Não considerar "frescura"....e assim vai