O descobrimento do vazio inerente a todo ser humano e a falta de ter com que preencher ou se livrar do mesmo. A apatia diante da descoberta que tudo isso aqui é uma merda e que nada faz sentido, a perda de sentido, o desprazer nas coisas que antes eram o bem viver. Uma âncora amarrada no calcanhar perante o monstro que é existir numa realidade de merda. A perda de vontade de agir, de respirar, de acordar e, claro, de participar das convenções sociais de merda que as outras pessoas mais normais criam para fugir do inerente vazio que também as ronda. A angústia reinante. O anseio pelo não existir.
Claro, isso traz consequências ou é consequência de um desequilíbrio bioquímico e blablabla, o médico deverá ser consultado.
É uma doença que tem sintomas fisicos mas a causa é emocional.
Por exemplo a pessoa perde o emprego ou a mulher/marido ou fica indignada com as injustiças da sociedade. Se essa tristeza for muito grande pode desencadear os sintomas fisicos que são conhecidos como depressão.
Tratar apenas os sintomas fisicos com remédios é uma parte importante, mas se os problemas emocionais não forem resolvidos a depressão não vai passar. E pior talvez a pessoa até fique dependente dos remédios.
Tratar os problemas emocionais é dificil tb, chega uma hora que o depressivo tem q se conformar que o mundo é injusto, o mercado de trabalho é concorrido e que o relacionamento acabou...
Tenho depressão, e acho que desde muito tempo pq sempre estou deprimida e sem vontade de viver, sem ânimo pra nada... é horrível! Eu tive um namorado que teve, Mas ele conseguiu se tratar.