Primeiro tu vai ao posto de saúde (UBS). Lá você pede encaminhamento de um médico generalista pra atendimento psicológico e psiquiátrico. Geralmente são especialidades muito buscadas, então o tempo de espera para a marcação costuma ser longo.

Pessoalmente nunca fui, mas tenho contato com os profissionais porque sou da área de saúde. As consultas são rápidas, e não sei se o aproveitamento é legal como deveria ser.

Outra alternativa é recorrer a universidades. Geralmente elas têm serviços psicológicos gratuitos - mesmo as particulares, ainda mais se você for aluna da instituição.
anônimo
16/08/2018 08h20
Tem que pedir encaminhamento primeiro com o clinico geral.
16/08/2018 09h27
Vai no posto de saúde, procure opções mais próximas. Até mesmo em faculdades. Eles abrem inscrições em períodos do ano.
Vc está muito desesperada.
Procure orientações na sua região primeiro.
elas respondem
anônima
16/08/2018 08h47
Vai na sua UBS de referência(mais próxima da sua casa), marca com clínico geral, vc pede encaminhamento ele vai avaliar sua necessidade, depois que ele der o encaminhamento você vai ser colocada na fila de espera, eu moro me são paulo então geralmente a vaga saí em 6 meses ou mais.
16/08/2018 10h02
Os psicólogos do SUS, visto o pequeno número de profissionais e grande demanda da comunidade, atendem prioritamente os casos de sofrimento mental grave. Não existe psicoterapia individual no SUS aos moldes de uma psicoterapia em um consultório, por exemplo. Claro, existe o acolhimento, mas não é viável sessões semanais. Indico você procurar clínicas escolas e/ou clínicas sociais
anônima
16/08/2018 08h58
É possível vc procurar as faculdades ainda, algumas possuem clínica de psicologia. Mas tudo isso após procurar atendimento médico no SUS.
anônima
16/08/2018 09h32
Não sei!
Isto vai depender muito de cada lugar, infelizmente, não existem muitos especialistas no público, pelo menos, o necessário...Vale apena procurar em universidades, algum programa de auto-ajuda em igrejas, ou até mesmo alguma clínica que possui o profissional a um preço mais acessível.