eles respondem
aquele papo de fazer o que ama é furada, o negocio é escolher algo que de dinheiro e seja suportável, por exemplo, vms supor que vc adora historia e ate gosta de matemática, compensa mais fazer algo voltado para matemática e seguir com a "historia" como um hobby.
Então vê as matérias que são teu forte e joga pra um curso que se identifique mais e tenha melhores chances no mercado de trabalho, fale com profissionais da área, veja a média de salário. Se não quiser seguir nesse caminho, pelo menos tem diploma, faz concurso pra nível superior e pronto. Não sabe o que quer fazer? Então estude para trabalhar em algo que pague bem enquanto isso.
Ou você trabalha onde está seu talento e sua paixão, ou corre atrás do que paga bem. Se for pra ficar em dúvida, fique em dúvida mas com estabilidade e independência financeira, 2 problemas a menos. E se decidir aos 40 ser dentista? Ótimo, até lá já vai ter casa, carro, talvez família. Já é mais fácil correr atrás do sonho.
Tem uma música do Bob Dylan que diz "quem não tem nada, não tem nada a perder. E se não souber pra onde ir, qualquer lugar serve".
Você ainda é nova e tem muito tempo pra errar, desistir ou decidir fazer o que quiser, kid. Escolhe um caminho e só vai.
Eu comecei em um e depois resolvi trocar, e estou nesse que faço atualmente firme e forte. Minha dica é, não vale a pena ficar fazendo uma coisa que tu não gostas, se não tiver curtindo é melhor sair mesmo.
elas respondem
Então faça como eu, pense que curso quer fazer por uns 10 anos e entre na faculdade com quase 30. As chances de arrependimento são quase 0.
Não precisa ter receio, isso é mais comum do que imagina. Tome isso como uma experiência, todo conhecimento acaba sendo útil no final. Se gosta de psicologia, faça psicologia! Se não gostar depois de começar, pelo menos você tentou. Eu entrei em artes e acabei na biologia, e olha que eu uso coisas que aprendi nas aulas de artes na biologia :)
Eu já estava decidida desde criança, claro...surgiram outras paixões posteriormente, em alguns momentos do curso me bateu uma insegurança, uma vontade de tentar outra coisa, em outros momentos eu percebia que era aquilo que me motivava, eu precisava fazer pedagogia. Agora quase no finalzinho do 7º período, não tenho mais dúvidas que Pedagogia é minha área. Ainda penso em Arquitetura, mas estou ficando encantada pela psicopedagogia, quem sabe...
Se decidir não é fácil. Você e todas as pessoas gostam de várias coisas, não existe somente um curso que abarque tudo o que você gosta ou que preencha o requisito de suas habilidades.
Mas, primeiro você precisa focar qual área quer seguir, o que você mais gosta? Como está o mercado de trabalho para essa carreira?
Você citou áreas diferentes, mas que de certa forma entram em conjuntos:
Artes visuais
fotografia;
artes plásticas;
Educação Licenciatura ou Bacharelado?
física;
Saúde
psicologia; Você sabe ouvir as pessoas? Sabe lidar com assuntos emotivos dos outros sem trazer isso para si mesmo?
biomedicina;
fisioterapia;
Não. Passei por dois, me formei em um e não trabalho na área. Penso em fazer outro totalmente diferente tudo.
Também estou nessa dúvida.
Não, porque eu já sabia quais áreas eu gostava e era boa quando entrei na faculdade.
Tu podia fazer um daqueles testes vocacionais pra saber qual área tu se encaixa melhor, acho que poderia ajudar.
Não, sempre soube o que eu queria, desde pequena. Mas é normal ter esse receio, relaxa. Faça um teste vocacional.