Você optaria pela vida, mesmo em um estado vegetativo, com a esperança de uma reação ou escolheria abreviar momentos de sofrimento físicos e psíquicos?
Do futuro que virá não podemos ter certeza de muita coisa. Talvez quem tenha um parente nesta situação morra antes dele, inesperadamente, e a decisão pela eutanásia do ente querido que ainda estaria sendo mantido vivo ficaria nas mãos de outras pessoas. Isso é uma possibilidade diante de todas as inúmeras possibilidades que poderiam ocorrer no futuro. O futuro é imprevisível. Mas, não vejo realmente um mal maior se, por exemplo, a pessoa enferma já estiver em coma induzido ou semelhante e se não estiver passando por crises que envolvam muita dor. Pelo menos eu saberia, caso a eutanásia fosse legal, que neste caso o familiar iria descansar em paz fazendo sua partida sem dor ou sofrimento desnecessários.
É um assunto muito delicado. Acho que a eutanásia é um tipo de assassinato, ninguém deveria ter direito de tirar a vida de uma pessoa, por mais que ela esteja em agonia.
Poxa bem complicado... Eu não deixaria desligarem o do meu Pai por exemplo, a não ser que ele me fale antes que caso aconteça algo do tipo ele gostaria que desligasse.
eu concordaria mas esperaria o máximo que pudesse para não tomar uma decisão precipitada porque muitos casos a pessoa em estado terminais melhoram sem nenhuma explicacao cientifica mas apenas fé e como dizem foi um "milagre" e quando amamos muito esses entes queridos nunca podemos perder a esperança na melhorar e num milagre
Vai depender muito da situação e se já houve conversas prévias com esse ente antes do acidente, o que facilitaria a decisão. Por isso, por mais mórbido que seja acho que toda família deveria ter conversas abertas sobre o que fariam em situações de fatalidades onde o poder de decisão passaria pra uma terceira pessoa. Doação de Orgãos, Funeral...quem vai limpar os Teras de pornô S&M do HD ou retirar os perfis das redes sociais...coisas assim.
Particularmente eu não gostaria de ser colocado em uma posição dessas. Mas por outro lado se o caso fosse contrário e eu ficasse em estado vegetativo eu prefiro que abotoem meu paletó.
Só Acho
Escolha da pessoa, se ela quiser apenas finalizar, que seja da maneira dela. Se for pra mim que tenha uma grande festa e historias divertidas sobre o que fiz!
Quem escolhe quem morre ou não é Deus, e a pessoa tem pleno direito sobre a sua própria vida, ninguém pode decidir se outra pessoa morre ou não. Eutanásia (em latim: assassinatus) e aborto (em grego:genocidius) é o principio da tirania, vc tá realmente deixado estado decidir quem deve morrer? O que é uma vida ou não? As pessoas lutaram pra tirar Deus do "estado" e agr o fazem do estado um Deus maior ainda. E pior aonde por trás tem seres humanos extremamente falhos, pior, tem por trás a pior raça do mundo, políticos! Palhaçada.
Eu já pensei muito nisto... eu me considero muito forte em questões de saúde, e me pergunto, será que eu não conseguiria sair de um coma profundo? Li a respeito, e realmente tem estados que não há como voltar, e já que não existem milagres... eu preferiria a eutanásia. Mas cada caso tem que ser avaliado separadamente.
Ñ deixaria jamais q desligassem o aparelho da minha mana ou dos meus pais, os amo mtooo, e msmo q eles ñ estivessem ali "presentes", só pelo fato de eu ainda saber q estão vivos me consolaria, pois ainda poderia conversar com eles, dar bjoss, abraços, enfim..me dói só de pensar :'(
Tivemos um caso na família, minha prima precisou de uma decisão assim para fazer a passagem. A família optou logicamente por esperar o corpo dela descansar sozinho ainda com os aparelhos ligados. Outro aspecto bem impactante nestes momentos é o fato de doação de órgãos, por isso que em vida temos que refletir bastante e expor algo aos familiares para que saibam nossas vontades em cada caso... As pessoas já estão tão abaladas com a situação toda e estas decisões têm que ser tomadas tão rapidamente :‘(
concordaria, por exemplo cancer em estado terminal , a pessoa chega em um ponto que a dor é tão forte que a morfina nao resolve mais, então a morte iria acabar com o sofrimento dessa pessoa.
Penso que estaria violando o direito da pessoa em fazer escolha. Por mais que seja ruim ver alguém agonizando, é a vida dela que está em jogo. A menos, que ela tenha deixado algo por escrito que gostaria que fosse assim. Já vi casos quase irreversíveis, desenganados por médicos, que retornaram. Meu tio por exemplo, ficou 3 meses em coma, e voltou surpreendendo todo mundo. Tenha fé, espere em Deus, que quando a hora dela chegar, ela irá partir
Eu escolheria a opção que não envolvesse sofrimento nenhum. Eu não gostaria de passar o resto da minha vida em estado vegetativo e todos da minha família falaram o mesmo, então sim, eu optaria pela eutanásia.
Eu jamais conseguiria concordar com a eutanásia de alguém, ainda mais de uma pessoa querida, me sentiria uma assassina o resto da minha vida e este seria um fardo pesado demais para carregar. Mesmo que seja para abreviar o sofrimento de alguém, eu nunca concordaria, não tenho o direito de decidir sobre a vida de ninguém, apenas Deus.