"Agora é lei: todos os assentos nos coletivos municipais do Rio são preferenciais para idosos, gestantes, pessoas acompanhadas com crianças de colo e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, nesta condição incluídas as obesas que apresentem dificuldade de locomoção.

O passageiro que resistir em ceder o lugar ficará sujeito à multa de R$ 100,00 e ao desembarque compulsório..."

Sei lá, acho que tão dando ênfase numa questão de bom senso... O que acham?

eles perguntam
7 14
elas respondem
26/02/2019 20h52
Se não fazem por bem, terão que fazer por mal, ué.
26/02/2019 20h55
Bom senso está ligado a moral e bons costumes, que geralmente passa longe de mais da metade dos brasileiros. Então, o que deveria ser feito por educação tem que virar lei.
28/02/2019 05h28
Discordo. 100% é exagero, em horário de pico. A idade para classe idosa reduziu a 60 anos. Para a aposentadoria, aumentará com a Reforma da Previdência. Com as obras das Olimpíadas estagnadas, transporte público deficiente, priorização de BRT ao invés de ferrovias, redução das viagens de barca RJxNiterói e o vexame que é a barca da Ilha do Governado que só funciona de Seg à Sex: 6h30 às 9h20, obrigando o morador da Ilha a usar as vias teoricamente expressas para serem assaltados num congestionamento por cracudos em Bonsucesso ou arrastão na linha Vermelha. Considerando que hã muitos trabalhadores da Baixada, Santa Cruz e demais bairros da Zona Oeste do Rio, que levam 3 horas para chegar ao trabalho e 3h30-4h para chegar em casa após um dia cansativo de trabalho, muitas vezes braçal ou em pé, ao meu ver, o prefeito deveria pensar nestas pessoas também. Poderia criar alguns vagões para os sub-60 e excluir os frescões desse decreto. É fácil falar em Educação, quando se mora na Tijuca ou Zona Sul e se passa no máximo 40 minutos dentro do tranporte público ou se paga R$20 no trajeto por Uber. A distribuição de assentos deve ser revista, 100% é exagero. Já que querem melhorar, o prefeito também poderia aumentar a malha aqua e ferroviária, tapar a buraqueira que está as calçadas e vias pũblicas, banheiro e bebedouros públicos em todas as praças, estações/terminais de transporte urbano. Se virar moda, o governador poderia colocar escada rolante e elevadores em todas as estações de trens,
e reduzir o intervalo dos trens. Em horário de pico, há linhas que cujo intervalo é de 12 min, um absurdo. Por isso, a galera viaja como sardinha enlatada. Sobre os frescões, deveria ser proibido viajar em pé, paga-se mais caro para ter conforto.
É mais fácil impor leis radicais do que investir em infraestrutura.
Poderia ter feito uma audiência pública para buscar soluções que atendessem a todos os tipos de usuários do transporte público.
26/02/2019 23h25
Se todo mundo paga pelo transporte, todo mundo tem o direito de sentar em uma cadeira. A maioria que entra no ônibus também trabalha e volta cansado pra casa, assim quem estuda e etc, o que deveria ela distribuição de assentos, os preferenciais para idosos perto do motorista, gestantes obesos e deficientes na frente e os demais para os cidadãos. Acontecem que pra eles é mais fácil fazer uma emenda constitucional do que gastar dinheiro reformando busão.
26/02/2019 20h59
Quanto à sanção, não terá efeito. Mas quem sabe não serve de conscientização social
anônima
26/02/2019 20h54
Onde moro é lei há alguns anos, não uso coletivo, mas os que vejo passsando na rua nem parece que a lei existe.
26/02/2019 20h56
Acho que essa Lei devia ser aplicada no País todo ! mesmo que seja uma questão de bom senso , tem todos tem isso .
eles respondem
26/02/2019 20h55
Discordo. Leal deve sentar no pau do Kid Bengala também!
26/02/2019 20h58
Se o povo é mal-educado, que se ajeite pelo bolso. Mesma coisa com dirigir sem passar o cinto ou bêbado, nego não está nem aí para a própria segurança. Mas é só doer no bolso que rapidim entra na linha.
26/02/2019 21h05
Agora, sim, o RJ vai pra frente! Hahahahahahaha
E ainda tem idiota pra achar isso uma medida fantástica.
26/02/2019 21h01
Eu acho ruim ter que enfiar bom senso goela abaixo, mas se não fazem por livre e espontânea vontade que seja por livre e espontânea pressão.
anônimo
26/02/2019 20h57
Nem deveria ter lei, as pessoas deveriam dar assento por educação, mas como é o Brasil né, vamo ver se funciona.
anônimo
26/02/2019 20h56
Crivella é foda... No centro do RJ anunciou que a taxa dos ônibus mudariam de R$4,00 para R$ 4,05 centavos... Vi até motorista reclamando disso... Coisa nada a ver com nada!

Sendo sincero, até que essa lei que ele fez não é ruim... Tem gente que não respeita nem o lugar onde é preferência para quem necessita, como esses que vc citou na pergunta. Outro dia vi um moleque sentado e quase deitado nos dois assentos, enquanto a mulher estava gravida em pé.... "Ah, eu reclamei com o mlk e falei para ele se levantar de lá... Mlk ficou cheio de raiva de mim, me chamando de "koe tio cê tá estressado?"... Claro, pô, tá vendo a gravida querendo pelo menos um lugar para sentar!" falta de respeito demais!... Pelo menos com essa lei, alguns passarão a ter bom senso com essas pessoas que estão precisando do assento.
anônimo
26/02/2019 20h57
Acho importante, o velho gay do gaucho pereira vai precisar.
26/02/2019 21h06
BOM SENSO DE CU É ROLA.
Está certíssimo.
anônimo
26/02/2019 20h53
Sei lá, nunca andei de ônibus.
anônimo
26/02/2019 20h57
Sou contra...
Mas "Dura lex, sed lex"
Sal
26/02/2019 21h24
Tem muita gente sem noção que ocupa esses lugares quando se tem ocupantes no coletivo. É uma questão ética e moral de bons costumes ceder não só esses assentos preferenciais mais todos os assentos de lá.
Estou de acordo com essa lei, agora fazer as pessoas pagarem essas multas, é que será difícil.
Deveria ser aplicada a todas as cidades que possuem coletivos para transporte.
26/02/2019 21h30
Já estava na hora do poder público fazer algo pra quem estava sendo esquecido. Acho coerente...
26/02/2019 21h35
Eu vou chegando na Central, já libero meu assento pq sei que vai ter gente que precisa mais do que eu, se as pessoas não tem bom senso é preciso leis para educar.