a favor de dar possibilidade de escolha à mãe e ao pai, claro até um certo período especifico. Paralelo haver aqueles profissionais que falam sobre o procedimento e tbm dão todo um suporte psicológico, pois mtas vezes desistem do aborto.
Sou a favor do aborto somente para estupro (pois não houve relação consensual, logo a mulher não pode ser obrigada a carregar) e em risco de morte (afinal, a vida é o maior bem que temos).
Em outros casos, sou contra:
- Aborto não é método para controle populacional, como vc dá a entender na sua pergunta.
- O único método anticoncepcional 100% é não transar. Os demais têm baixíssimo risco. Quem transa sabe e assume o risco, certo? Pessoas deveriam empoderar-se e crescer com as consequências das suas escolhas. Sexo é coisa de gente grande justamente por isso.
- No BR, há pouca informação sobre método anticoncepcional. É muito menos custoso para o governo investir em políticas públicas nesse sentido. Inclusive, para a mulher tbm é menos custoso, uma vez que aborto, querendo ou não, pode traumatizar.
- “Ah, mas tem um monte de pai que não assume e abandona”. Ação de reconhecimento paterno e pensão alimentícia está aí para evitar isso. Conhecer e/ou evitar relacionar-se com babacas tbm é uma boa pedida.
- “ah, mas eu não tenho condições de ter o bebê”. Entre em contato com uma Vara da Infância e Juventude e diga que não quer, tem muita gente fazendo fila para adotar recém nascido.
- “ah, mas o feto vai se tornar um deliquente em potencial, pois foi abandonado/rejeitado ou cresceu em meio de baixa renda etc”.
Esse argumento é determinista, não tem como prever o futuro de alguém que nem nasceu sob suposições infundadas. Geralmente, quem defende isso são esquerdistas que apóiam a ampla defesa e recuperação de criminosos já condenados (não acho errado defender a recuperação, mas é contraditório em relação a quem nem nasceu).
- “ah, mas é só um feto, não é um ser humano ainda”. Não há um consenso sobre o tema. Logo, há dúvida. O benefício da dúvida deveria ser do mais indefeso, não?
- “meu corpo, minhas regras”. O feto é a junção de 2 gametas, sendo um de outra pessoa, a fim de formar outro corpo