elas respondem
Cotas raciais na verdade é a admissão da existência de segregação racial para atingir objetivos meramente políticos, estimulando a sensação de que as pessoas não serão mais avaliadas pelo seu esforço e capacidade, mas pela cor de sua pele ou etinia. Cotas raciais foram criadas para esconder o real problema da falta de qualidade do ensino fundamental, tendo por finalidade dar poder dentro das Universidades a políticos que não têm responsabilidade com a qualidade do ensino, mas com sua promoção pessoal que lhe garantirá seu curral de eleitorados.
Babaquice. Eles falam tanto de igualdade, hipócritas bando de cu afofado
As cotas só existem por falta de oportunidade.
Por isso, existe cota para portadores de necessidades especiais serem inseridos no mercado de trabalho.
Enquanto houver discriminação, a cota se faz necessária. Raramente vejo médico, oficial superior das Forças Armadas, ministros do STF etc, negros. Cursei em escola federal e a quantidade de negros em sala de aula sempre foi inferior a 10%.
As cotas devem ser um paliativo, enquanto se reestrutura e investe na educação a fim de que todos tenham bom ensino básico e possam concorrer às melhores vagas com igualdade e sem cotas. Acontece, que virou um paliativo definitivo, o dinheiro da educação é desviado e o mercado de cotas/bolsas virou barganha eleitoral.
Babaquice é seu depoimento.
Está na lei, e isso atinge a negros e indigenas, por conta de 519 anos atrás os negros e indigenas serem explorados.
Se não fosse pelo trabalho escravo dos negros o país não ia andar, os indigenas, os portugueses invadiram a terra que é deles, isso é uma conta antiga que o país está "começando" a pagar nos dias atuais.
E não é caso de meritocracia, é situação de vida, quem é pobre, mora na favela, tem que se esforçar o quádruplo para poder fazer uma faculdade de medicina, uma pelo estudo, outra pelo ambiente familiar, que muitas vezes falta apoio familiar, dos invejosos, porque tem traficante que vê o adolescente crescer de forma honesta e de inveja manda matar, bom são N motivos.
Sai da sua bolha e repensa cara!
Problema é seu se você é contra. Cotas raciais estão aí, tem embasamento na lei você gostando ou não. O choro é livre.
Vou te fazer apenas uma pergunta. Você fez/faz faculdade? Quantos negros tem na sua turma? Quantos brancos?
Você deveria ler um pouco mais sobre as ações afirmartivas, o contexto histórico e o embasamento pelo qual isso foi estabelecido.
Não sou tão contra assim.
É triste quando você está no trabalho e as pessoas te chamam de cabelo duro se graça.
Vai dar meia hora de cu com o relógio parado! Não abra sua boca para falar dos negros sendo um completo ignorante a história...
sou a favor, até porque nao cabe a mim decidir o que é direito ou não de alguem que vive uma realidade tao diferente da minha, no caso, os negros
Discordo, pode ficar com raiva de mim
sinceramente não é meu lugar de fala .Acredito que negros e pardos que devem opinar sobre isso, afinal quem sofre preconceito, humilhação, desigualdade há séculos são eles.
Acho que o seu problema é só com os negros mesmo, já que com o seu comentário não pude encontrar a palavra indígena...
Quantos médicos, engenheiros, pessoas graduadas que são negras você conhece?
Quantos professores negros você já teve durante toda a sua vida acadêmica?
Tenho quase certeza de que a sua resposta não será "a maioria" ou "grande parte deles"...
Sabe por que? Porque muitos, MUITOS negros no Brasil são discriminados diariamente, apesar de sermos um país multicultural e ninguém ser totalmente "branco" por aqui, são por pessoas como você e comentários iguais ao seu que o ódio é disseminado como uma praga.
Se você acha que os negros têm os mesmos direitos e privilégios iguais aos seus, por que você é a favor das cotas sociais, já que os julga capazes de vencer na vida como qualquer outro "branco", se julgue também capaz de vencer na vida disputando uma vaga com um riquinho... meritocracia? Talvez...
Tenha empatia.
Você é contra? Ah, estou até com peninha.
Como disse a Ana, cotas raciais estão aí e querendo você ou não, elas existem. Chora na cama, que é lugar quente.
Se não gosta, não usa. Pronto.
Não tenho certeza.
Mas não fica revoltado, beira o racismo está declaração da forma que foi escrita.
Também sou mais a favor das cotas sociais do que das raciais. Até porque cada região e cidade do país tem suas peculiaridades.
Mas, definitivamente, sou contra cotas, de qualquer tipo, nos concursos públicos para profissionais já graduados e muitos deles já com especialização.
Kkkkkkkkkkkkkkkkk tu é demais.
Não. Tenha uma boa tarde.
Concordo, acho desnecessário.
No meu entendimento elas segregam e desmerecem as pessoas.
Quando o aspeto da cota tiver a mesma qualidade de ensino que os brancos, aí sim será babaquice, caso contrário continua sendo uma tentativa de reparação da desigualdade social, e que nunca vai deixar de existir, porque a cor é quem define se você tem direito ou não.
Você não diria isso, se visse nas cotas a única oportunidade de mudar a sua condição de vida e da sua família, se não tivesse dinheiro pra pagar escola particular ou cursinho, e ainda tivesse que trabalhar e estudar.
Em Portugal não tem isso
Tem para quem tem pouco rendimento mm e não por cor ou nacionalidade. Mas por exemplo pessoas das ilhas têm mais facilidade ao entrar em cursos de universidade (e por muitas décimas) pq convém ao estado ter boas relações com as ilhas.
Bem acho que é lá muito correto.
Eu sofri preconceito (um pouco) por ter direitos por causa de ter dislexia(não são financeiros) nos testes, até eu me sentia mal pq os tipos de teste eram estúpidos e isso dá dislexia é considerada mm uma dificiencia(nível reduzido mas é.... Então n imagino o q pode causar a uma pessoa negra(q literalmente têm tanta inteligência quanto os outros) q entra num escola e as notas deles são bastante diferentes...
eles respondem
A falta de informação é uma merda nesse país...
Cara... Essa cota não é geral não. Ela é uma parcela dentro da cota para pessoas de baixa renda...
Ou seja, não basta ser negro... Tem que ser negro e pobre...
Vc já foi em uma escola de periferia? Onde um dia o professor não vai, no outro tem tiroteio e não tem aula... No outro não tem água e os alunos são dispensados mais cedo... Tráfico tomando conta...
Concorrência palmo a palmo com quem estuda em escola particular que nem caderno usa mais... agora é tablet, Lousa digital, espanhol e inglês desde o maternal... Isso sim deve significar igualdade, né? MERITOCRACIA.
Não existe nada mais preconceituoso do que essa tal cota pra negros, ora somos todos iguais não somos? então o que os fazem diferentes de nós para terem cotas?
Eu sou branco e fui pobre durante muito tempo da minha vida. Eu sofri muito preconceito porque era um dos únicos brancos da escola. O pessoal falava que eu era playboy, riquinho e etc. Sendo que chegando em casa nem tinha comida ou brinquedos, vivia na preocupação do dia de amanha.
Também vi muitos brancos de olhos azuis pobres, mas gente igual eu e eles não importa. O que importa é o favelado pra político conseguir voto fácil.
Concordo com a constituição, todos somos iguais perante a lei. Cotas deveriam ser por classe econômica, é não por cor da pele. Mas aí é que tá, melhor fazer o certo ou melhor garantir o próximo mandato?
Sou totalmente contra as cotas raciais, acho que os próprios negros deviam se juntar e acabar com essa palhaçada
Verdade. Era bem melhor e mais justo antes das cotas. Só ver que hoje todo preto tá bem empregado e o resto passando fome.
Eu discordo, como quase sempre discordo do que você posta aqui. As pessoas bostejam cotas aqui e nunca pararam pra ler sobre a lei, ou sobre ação afirmativa. Muita gente desconhece que a cota é primeiramente social. Então um negro rico, que estudou em Colégio particular, não vai ser contemplado. Primeiro considera ensino médio em escola pública, depois renda e depois raça. Tem que ler minha gente, propagar desinformação pra bater com seus preconceitos não pode.
Moço vc estudou história na escola?tem consciência de q os negros sempre foram tratados como inferiores?
Nunca foi dado ao negro as mesmas condições de sobrevivência q foi dada as demais etnias.
Penso q é muito justo haver essas cotas.
Enquanto não cuidarmos da base, oportunizando as mesmas condições para todas as etnias, penso q será justo e necessário a adoção de políticas e ações afirmativas q promovam o desenvolvimento do negro na sociedade.
Tb acho uma babaquice discriminar uma pessoa, ou seja, não dar uma oportunidade de trabalho só porque a pessoa é negra. Enquanto houver essa discriminação vai ser necessário o programa de cotas.
Meu pai é negro e meus irmãos também. Todos venceram na vida sem essas políticas comunistas. Quem se sujeita às cotas raciais automaticamente está dizendo que precisa de "atendimento diferenciado" por conta da sua cor. Ou seja, estão se "autodiscriminando". Não há diferença nenhuma entre um branco pobre e um negro pobre. Todos têm um incrível potencial. Logo, vejo isso como um "vitimismo", haja vista que estamos em pleno século XXI e temos leis efetivas contra o racismo e a injúria racial.
"Cota social em concursos e vestibulares é justo, por causa dos mais pobres enfretarem mais dificuldade"
Qual é a cor das pessoas mais pobres?
Quantos brancos morrem por dia por serem confundidos com bandidos?
Quantos brancos vc conhece que deve que deixar o cabelo crespo/cortar pra trabalhar em alguma presa, mesmo que sua auto-estima e quem vc é esteja nele?
Quantos negros vc conhece que os pais são formadoa em alguma faculdade e nisso ajudando o filho a escolher uma profissão e ajudando a lidar com o ambiente escolar?
Vai tomar no seu cu Leal, deixa de ser burro, cotas é SIM necessário, aqui onde eu moro eu vejo a mulecada tendo que escolher entre trabalhar e estudar, tendo que ver os pais mandando ele parar de estudar pra ajudar nas despesas em casa.
Eu sei que tbm existem brancos pobres, mas a diferença é que, só de ser branco conseguir um emprego ja fica fácil, só de ir no mercado ngm te seguir pra saber se vc vai roubar algo, só de nascer branco vc na escola já é considerado bonito, seu cabelo lisinho já é considerado bonito, fazendo assim vc gostar daquele ambiente, diferente do garoto preto que desde pequeno tem que lidar com os apelido, com as brincadeira, com as crítica e tudo isso desmotiva e mexe com a mente, só de um mlk preto querer passar 5anos numa faculdade ao invés de pegar numa pistola e virar bandido tendo mulher, dinheiro, carro e moto ele já pode se considerar um guerreiro.
Eu penso o seguinte, é dever do estado fornecer educação de qualidade a todos, independente de cor, religião, classe social etc... Uma vez que o estado é falho nisso, ele tenta "equalizar as coisas" fornecendo as cotas aos menos favorecidos. Entendo que as cotas são uma solução paleativa, não algo definitivo. Pois segundo a constituição Federal, todo cidadão brasileiro tem o direito ao acesso a educação e não somente uma determinada classe.
Sou contra. Se são iguais não precisam de cotas. Cotas é o mesmo que dizer que eles são mais burros. Cotas para índios, que não tem acesso, daí sim.
privilégio: é algo que é pago por todos e usufruído por poucos
mais importante do que cotas ou não é a educação
melhorar ela é crucial e mais importante, ñ adianta nada vc entrar pra faculdade e sair de lá um zé ruela
e aos esquerdopatas, parem com essa putaria de chamar mulatos de pretos !
porque se for assim, a gente pode chamar um mulato de branco também, há é verdade, esquerdopatas já fazem isso:
eles:
vão na cadeia cheia de pardos e falam: a pm só prende preto
vão na faculdade cheia de pardos e falam: na faculdade só entra branco
vão na coleta de lixo cheio de pardos e falam: só preto trabalha de lixeiro
vão na concessionaria cheia de pardos e falam: só brancos compram carros
o país tem maioria miscigenada e por isso:
branco é branco
negro é negro
pardo é pardo !
vão fazer massa de manobra com a caquinha dos teus narizes
Tudo bem.
O site serve pra esse tipo de desabafo.
Discordo quanto às "cotas sociais": elas são tão danosas quanto as raciais.
Concordo plenamente com vc.
Sou contra também, pra mim a cota deveria ser baseada na condição financeira e em alguns outros casos particulares, mas cor de pele não, porque isso já é uma demonstração mais que suficiente de diferenciação, ninguém se torna incapaz ou desfavorecido para um concurso público (por exemplo) por sua cor ou etnia, mas sim pela realidade em que vive, e sua etnia não é o fator determinante para isso
Sou a favor SOMENTE de cota social... Mudo de idéia na hora se qq pessoa aqui mostrar foto dela com marcas da escravidão (chicotadas, maus tratos etc.).
Caso não, é só vitimismo mesmo de quem tem preguiça de correr de igual com seu vizinho de bairro.
Não...
Acho esse raciocínio imbecil e ignorante,típico de gente que não tem a menor noção de contexto histórico e social...
Sou branco, muito branco e minha irmã é morena. O interessante disso que ela tem cota racial e eu não. Andei lendo há um tempo e vi que a pele representa apenas 2% da genética para se definir uma etnia, dessa forma existe pessoas com Dna muito europeu e com pele negra e pessoas com Dna africano e pele branca. Eu já refletindo bastante e acho injusto a cota racial, eu poderia escrever diversos argumentos contratando essa ideia, desde argumentos lógicos a biológicos, mas fica meu ponto de vista, sou contra cotas raciais.
Sou preto e também sou contra.
Sou a favor de cotas sociais que ajudam os pobres que não tiveram condições de competir de igual pra igual com o pessoal da classe média e ricos.
No entanto, isso indiretamente beneficiaria os pretos. Nos bairros mais pobres da periferia e nas favelas eles são a maioria.
Sou a favor de cotas sociais, não cotas raciais.
concordo, cota tinha que ser socioeconômica e ponto, ou no minimo uma mistura das duas. Quando vc da cota só racial, o negro rico vai ter privilégios, e o negro/branco pobre que precisa mais vai continuar na miséria. Sem falar que em um pais miscigenado como nosso isso não tem sentido, a desculpa é a divida histórica (argumento mais imbecil não poderia ter), mas todos nos temos sangue misturado. Meu pai é negro e minha mãe branca (segundo o IBGE sou pardo então), tenho alguma ascendência indígena também, mas se eu for usar cota é arriscado eles me barrarem, apesar da lei falar que se deve levar em conta a auto declaração e critérios do ibge (sempre me considerei pardo)
Eu sou a favor das cotas por renda, apenas. Deve ter cotas sim, para os pobres, independente se ele é negro ou branco.
Por que um negro tem cotas só pra ele sendo que seu amigo branco não tem, considerando que ambos estudam na mesma escola pública, e ambos são pobres? Não acho certo.
Vamos discutir o sexo dos anjos logo.
Sou mais um aqui p vc ter raiva.....sou a favor!
O Brasil é uma País com maioria negra e onde antigamente vc ia numa repartição pública, faculdade e lojas de grandes marcas e n via uma pessoa com a pele bronzeada ao menos.....e se tivesse todo mundo fazia cara de poucos amigos e recusava ser atendido, ou ficar junto de alguem negro. Então errado ou certo pra mim é social e n imoral!
Isso só vem para aumentar luta de classes, e não corrigi o real problema que é a falta de qualidade da educação brasileira. Esse papo de cotas é tapar o sol com a peneira.
Quantos negros existem nos cargos mais altos das empresas? Quantos negros tem curso superior completo? Eles são a minoria em tudo, e isso se dá pois quando a escravidão foi abolida, não teve nenhum empenho do governo para ajudar essas pessoas e inseri-las na sociedade. Nós temos uma dívida histórica para com eles, cota racial é o mínimo a ser feito para ajudar pessoas que tem muito menos chances na vida por simplesmente terem uma cor de pele diferente.