Algumas áreas já estão bastante saturadas no mercado, faltam oportunidades de trabalho e as empresas estão cada vez mais demitindo, seja pela automatização dos processos ou para cortar custos, sem falar que têm áreas que não dão tanto retorno financeiro por que são muito desvalorizadas em nosso país. Convém hoje em dia optar por cursos mais rápidos que tragam retorno imediato, como cursos técnicos? Ser empreendedor? investir em algo? Ser seu próprio patrão? Dissertem...

eles perguntam
7 8
elas respondem
05/05/2019 11h42
Pra mim estudar sempre compensa, independente se estiver saturado, as coisas sempre podem mudar.
05/05/2019 11h28
Para mim compensa porque o meu curso de pedagogia tem um leque de opções. Tem a pedagogia empresarial, hospitalar, gestão escolar, magistério, etc. Se eu parasse no ensino médio não vejo de que forma poderia ingressar no mercado de trabalho. Além do mais, gosto do curso e me identifico com a área. Pretendo não me acomodar e fazer especialização em psicopedagogia.
Curso técnico também é uma saída, mas nenhum dos dois te dá uma garantia.
Estar em um curso superior só prova que os conhecimentos que você viu durante o ensino médio foi o mínimo dos mínimos. Eu gosto de aprender coisas novas.
anônima
05/05/2019 11h21
Qualquer coisa honesta tá valendo. Faculdade nunca enriqueceu ninguém. Mas eu não me arrependo de ter cursado a minha. Ainda que professores sejam muito desvalorizados, eu amo a minha área.
anônima
05/05/2019 11h23
Quais cursos estão saturados? Da informar?
05/05/2019 12h48
As oportunidades de emprego na minha área:
- Desejável superior completo ou cursando.

Agora, se a pessoa vai pelos caminhos do empreendedorismo, fazer faculdade não é tão primordial, ainda que possa ajudar muito, tem muito conhecimento disponível por aí, sem que haja a necessidade de ingressar em uma faculdade.
anônima
05/05/2019 15h27
que nada, ser entregador de aplicativo mto melhor. pegar um job com patinete. topster
anônima
05/05/2019 15h30
Eu fiz uma, fiz dois técnicos e acho que faria de novo. Gosto de estar em sala de aula, me faz bem.
Apesar de estar sem emprego, acho que foi válido. E ainda vale a pena, você aprende muito numa faculdade.
eles respondem
05/05/2019 11h12
Apesar de ter dificuldade eu faria curso superior novamente se voltasse no tempo. Não é só questão de retorno financeiro e sim de um conhecimento pra vida e experiência vividas que valeram a pena.

Financeiramente vale a pena sim, com nível superior vc vai ter acesso a mais oportunidades e salários um pouco mais alto.

Na questão financeira é melhor empreender, mas às vezes o conhecimento adquirido na universidade vai abrir sua mente pro empreendedorismo, vc vai entender melhor dinâmica de mercado e terá um conhecimento maior em certos segmentos da economia.
05/05/2019 11h13
Se eu fosse fazer faculdade era somente por experiencia em sala de aula, sinto falta do ambiente.
05/05/2019 11h33
Compensa mais virar amigo de prefeito e vereador.
05/05/2019 12h50
Hoje em dia compensa ganhar dinheiro.

Observação: Não li o textão.
05/05/2019 11h09
Faculdade não ensina nada na moral tem várias matérias menos a que você escolheu
05/05/2019 11h35
Depende da faculdade, tem faculdades que compensa e nenhuma máquina dificilmente iria substituir o empregador. E os corte são só para falcudades de humanas, e mesmo assim todas as profissões tem aquela parte de humanas que fala sobre ética, conduta e tal. Então as falcudades de exatas e biológicas não iria ter carência de nenhum corte, a não ser que o governo faça mais corte pra atingir todas. Enfim, os cursos técnicos são bons, e empreender é melhor coisa que cê faz. Empreendedorismo é muito importante.
anônimo
05/05/2019 12h23
Eu acho que faculdades só formam empregados. Não ensinam à empreender. Todo mundo que conheço, que se formou, só cursou pra garantir um "emprego melhor". Ganham umas 3 vezes mais, mas não deixaram de ser assalariados.
05/05/2019 15h32
Na questão financeira está compensando poucos cursos ou fazer federal.