0
anônimo
anônimo
560  02/06/2019 19h52

N tenho amigos, namorada, emprego, só fico em casa me lamentando e na internet e n consigo arranjar forças para lutar pouco a pouco para conseguir conquistar as coisas q quero. Minha vida está insuportável. Passo 80% do tempo trancado dentro de casa e o resto passo na faculdade q tbm n gosto. Estou mto desanimado, carente e triste. To com 18 anos, sou bv e tbm nunca trabalhei. Dependo da minha mãe pra td e n tenho liberdade quase nenhuma. Possivelmente tenho ansiedade social e não tenho dinheiro para pagar nenhum tratamento, apenas baixei um livro da terapia cognitivo comportamental parar tentar aplicar em mim msm, mas até agr n consegui me concentrar para ler uma página sequer. N estou cuidando de mim msm enquanto minha vida está passando e eu não estou vivendo. Me sinto culpado e muito fraco. Ngm da minha casa nem tenta me ajudar a sair dessa, o máximo q fazem é me chamar de vagabundo, safado e etc. Socorro! Eu não sei o q fazer! Podem me xingar e rir da minha cara a vontade, mas eu preciso de ajuda urgentemente!!

entre na sua conta para poder responder.
eles perguntam
7 5
elas respondem
01/06/2019 13h52
Jovem, não desanime dos estudos, você pode mudar de área, mas continue pois é daí que vai poder estar preparado para as oportunidades. Tenta se aproximar de alguém na faculdade, aproveita os trabalhos em grupo. Se em casa está insuportável, tente sair pra caminhar, andar de bike, estudar em uma biblioteca, lembre que nesses lugares você também pode fazer amizades. Cadastre seu currículo em todos os sites possíveis, sites de empresa, sites de recrutamento, veja se na sua cidade existe algum órgão que ajuda na empregabilidade, tente conseguir um estágio na sua área. Faça isso tudo por você, cuide-se pois ninguém mais, além de você, vai poder e querer fazer isso.
anônima
anônima
02/06/2019 18h27
pelo menos vc ta vivo, amigo.
so vc pode mudar sua vida. conselhos/dicas vc ouve todo dia, provavelmente lê em algum lugar tbm.
vc não precisa da ajuda de ninguém daqui ou fora daqui, apenas da sua mesmo.
se esforce, caso contrário vai ficar nisso aí mesmo. e não é mto incomum.
anônima
anônima
02/06/2019 19h44
Nossa, eu vivo quase a mesma coisa q vc só que tenho 23 anos, não tô estudando e trabalhei por 5 meses só.. tem uns parentes próximos meus que tbm me julgam mas não sabem oq é realmente o problema que eu vivo, eles nem devem saber o que ansiedade social e eu tbm nunca falei a eles sobre isso, só falei com meus pais
Quase entrei na depressão mas só a misericórdia de Deus tem me salvado disso. Vou tentar procurar terapia gratuita por perto, tenta tbm procurar onde vc mora..

Te indico o blog do psicólogo Miguel Lucas, tem muitos artigos interessantes, inclusive sobre ansiedade/ansiedade social
https://www.miguellucas.com.br/blog/

Sao crenças limitantes que a gente precisa vencer, a gente costuma se ver de uma forma negativa, mas não podemos esquecer que como qualquer outra pessoa temos capacidade de vencer e alcançar oq queremos,

Só pela maneira que vc escreveu percebe-se que vc é inteligente, a questão é colocar em prática e aprimorar habilidades sociais/profissionais, identificar e substituir os pensamentos negativos das crenças limitantes com pensamentos verdadeiros, bons e motivadores
01/06/2019 13h42
Eu diria pra tu tentar se relacionar melhor na faculdade, pra fazer amigos e colegas. Se possível até conversar com eles sobre vagas de emprego ou estágio pra tu conseguir ingressar no mercado de trabalho e já começar a ter tua independência financeira, além de conseguir tratamento pra ansiedade
01/06/2019 13h44
Você pode trabalhar como jovem aprendiz, como estagiário ou até mesmo num trabalho voluntário.
O @PeterHammill falou que a igreja vai te salvar, mas o que seria interessante é frequentar qualquer espaço que possa conhecer pessoas que te acolham.
Não é só a tua família que age assim, às vezes os pais dão umas bolas fora.
01/06/2019 13h54
Busque estágios. Ou já que não gosta tanto do curso que está fazendo, não tem como mudar? Vc é novo ainda. Veja uma área que te estimule. Já que não pode pagar terapia, o processo será mais dificil... Precisa se expor, não tem jeito. A ansiedade cria medos de coisas que na verdade muito provavelmente não vão acontecer. As vezes a gente acha que os outros vão nos julgar por algo ou que vamos incomodar, mas muitas das vezes as pessoas estão ocupadas demais pensando tbm em não serem criticadas e não incomodar.
anônima
anônima
02/06/2019 19h52
Você só vai melhorar quando começar a trabalhar e ter seu dinheiro. Esse é o primeiro passo
eles respondem
02/06/2019 19h13
Primeiro de tudo, vc precisa pensar claramente sobre a sua vida, pra isso sugiro vc ler, ou separar um espaço e pensa sobre tudo mesmo...esquece tv, internet, celular...tudo isso atrapalha no raciocínio. Pensa sobre oque vc gosta de fazer, anota tudo em um papel, coisas que te fazem sentir mal, objetivos/sonhos...depois disso tudo vc vai fazer um plano pra mudar tudo isso e esse plano vai ser executado com base em rotinas. Monta sua rotina com base em tudo oque eu te falei e dia após dia executa ela, vai levar tempo, vc vai desistir, mas volta e continua lutando...eventualmente vc vai alcançar muita coisa que quer e vai se tornar uma pessoa foda.
01/06/2019 13h47
Vc precisa de tratamento especializado, vc pode buscar meios gratuitos na rede pública de saúde, já encaminhei gente pra lá e tiveram bons resultados. Vão te ajudar eu garanto.
anônimo
anônimo
01/06/2019 13h39
Pregadores te diriam que igreja vai te salvar, mas eu recomendaria trabalhar. Busque ofertas de trabalho que exigem pouca experiencia. Trabalhe em qualquer lugar, mesmo que o emprego nao dure muito, vai ganhando experiencia, assinando carteira, fazendo amizades novas no trabalho, criando responsabilidades, tendo um trocado pra comprar suas coisas.
anônimo
anônimo
01/06/2019 13h44
Tu me descreveu a 3 anos atrás com 18 anos também.
Eu estou desempregado no momento, mas entrar no meu antigo trabalho me deu uma injeção de ânimo.
Conheci pessoas novas e tal.
Vai distribuindo currículo aos 4 ventos e tenta focar mais nos estudos.
Aliás, você disse que não gosta, qual curso você cursa e pq não gosta dele?
anônimo
anônimo
01/06/2019 13h51
Difícil fazer um currículo e sair por aí entregando, né?

Enquanto tu ficar na caverna que você chama de zona de conforto, sua vida vai continuar assim, uma bosta.

Ninguém pode fazer nada por você. Mude sua atitude e entenda que seus pais não estarão vivos a vida toda pra te alimentar e lavar suas roupas.
anterior
Por que no meu perfil eu vejo 13 pessoas que me seguem mais ao clicar para ver quem, vejo menos?
próxima
Por que os homens possuem um padrão?