Tava vendo agora o stand up do Léo Lins e ao invés de rir eu fico com raiva/tristeza.
Se você curte, me manda o vídeo se possível pra que eu veja se meu problema é com o Léo ou com o humor negro no geral.
Sim, um dos meus gêneros de humor predileto kk. Mas ñ acho algo legal pra sair contando por aí pra qualquer um, ainda mais em stand up, pois querendo ou não choca e pode ofender alguém da plateia. Mas em fóruns chan ou da deep web, rola muito esse tipo de piada e eu curto, porque é um ambiente propício pra isso.
Depende. Depende.
O que é o humor? Vc já parou pra pensar no que é o humor. Pois bem. O humor é a quebra de expectativa. Quando o raciocínio te leva a concluir algo, mas a piada te mostra um caminho diferente do esperado. Ou quando ela demonstra uma inabilidade do ser. Como o Mister bean sendo desajeitado.
Essa quebra de raciocínio ou inabilidade, quando dizem respeito ao que não nos é intrínseco, é o humor em geral. Fazer uma piada sobre uma viagem, sobre um comportamento ou situação que a pessoa entrou porque quis.
Fazer uma piada sobre a cor de pele, gênero, sexualidade, que teoricamente são assuntos pelos quais vc não escolhe, esses seriam assuntos do humor negro. Por exemplo, piadas sobre loiras. Que além de tudo, se baseiam em generalizações.
Isso de certa forma diferencia um do outro.
Qual o problema do humor negro: salvaguardar as minorias indefesas. Acabar com generalizações, não dar continuidade a crenças estapafúrdias. Ok, é valido.
Porém não podemos viver num mundo no qual as pessoas não possam fazer diferenciação de discursos. Isso é supor que ninguém saiba interpretar textos.
"Ah, mas fazer uma piada com pedofilia, estupro, é revoltante" pode ser que seja revoltante. Mas isso, ao meu ver, não está no julgamento sobre humor e sim no julgamento sobre o bom gosto.
Olha, eu não queria, mas confesso que as vezes ouço piadas ou vejo vídeos e dou risada. Como eu sei que isso é muito errado, eu evito. Faço o máximo pra não ter contato.