Estamos todos sujeito a este tipo de situação. Ninguém é de ninguém, embora para um relacionamento ocorrer de maneira saudável, o respeito deve ser mútuo, o que parece ter falta nesta pergunta tua aí.
Ninguém larga ninguém do nada, toda reação advém de uma causa.
Se a pessoa termina um namoro pra ficar com outro, é porque já vinha trocando uma ideia com essa pessoa para, ao ver que vai rolar mesmo, terminar o namoro e embarcar numa nova aventura.