Não dá pra pensar em meritocracia se as pessoas não começam a jornada do mesmo ponto.
Educação de base e oportunidades não acontecem da mesma forma pra todos.
E não se pode pegar um caso isolado, de uma pessoa que cresceu do nada e achar que aquilo deva acontecer com todos e colocar a culpa nas pessoas, tachando-as de preguiçosas ou de terem pouca vontade de progredir.
anônima
03/10/2019 11h13
Não acredito em meritocracia, pois sem igualdade de condições como uma pessoa pode se
sobressair
anônima
12/10/2019 01h10
é mais fácil eu acreditar no et bilu do que na lenda urbana da meritocracia
anônima
12/10/2019 01h20
Com certeza, basta se esforçar e acreditar em seus sonhos!
anônima
27/09/2020 20h58
Pobre só é pobre porque quer.
É só trabalhar! Estudo e trabalho deixa qualquer um rico, tá sabendo de nada. As pessoas são pobres porque são medíocres e preguiçosas meu fi.
12/10/2019 01h03
Meritocracia é igual racismo reverso..mito!
anônima
27/09/2020 20h53
Up
28/09/2020 07h49
Não acredito. Tem gente que nunca terá as mesmas oportunidades que eu tive e isso é foda.
anônima
28/09/2020 07h50
Sim.
anônima
28/09/2020 07h54
Como disse a anônima, é só acreditar nos seus sonhos kkkk
eles respondem
03/10/2019 10h54
Uma coisa tem nada a ver com a outra.

Conceito de meritocracia não é passaporte pra sucesso
anônimo
28/09/2020 12h17
Não acredito na meritocracia plena, ainda que muitas pessoas tentem me convencer que ela existe de forma perfeita, como a @alicelol , a @LaisM e a @maripacheco . Desculpem.
anônimo
03/10/2019 10h45
Existe meritocracia em partes. Atualmente ainda tem racismo, machismo preconceitos etc. Nesses casos a meritocracia vai por água abaixo.
anônimo
02/06/2020 04h34
anônimo
03/10/2019 10h58
Meritocracia não existe, o que existe é mérito em ocasiões e eventos diferentes.
03/10/2019 10h54
Não existe meritocracia stricto sensu, mas há muito para conquistar pelo esforço. Minha família veio da roça, mesmo assim estudei, passei em concurso público e hoje sou muito bem remunerado. Poderia ter ficado me lamentando pelas péssimas condições que foram dadas, mas fui capaz de prosperar pelo próprio esforço.
anônimo
03/10/2019 11h45
Fala isso pro cara que nasceu e cresceu na rua
03/10/2019 10h47
Que pergunta boa. Sem igualdade de condições não existe meritocracia.
E ainda, individualidade as pessoas se diferem muito pouco, ou seja, alguém muito bom entrega com pouca diferença de alguém muito ruim.
Quando falamos de time, a coisa muda, existe sinergia.
anônimo
12/10/2019 01h07
De certa forma, sim. O esforço gera resultados.
03/10/2019 11h08
Meritocracia é um termo pobre e até contraditório. Mas é óbvio que existem elites naturais e que as interferências (estatais) na ordem natural trocam de lugares os melhores e os piores, os capazes e os incapazes. Também é óbvio que não existe coisa como "igualdade de oportunidades", pois "oportunidade" é algo subjetivo.
03/10/2019 10h50
Sim. Não. Querer não tem nada haver com fazer, e tbm tem diversos outros fatores além de fazer.
03/10/2019 11h17
Não, se existe, não funciona...

Todo mundo morre pobre!
anônimo
03/10/2019 11h36
Os ricos subiram lá pra cima e derubaram a escada, esquece, dificilmente vc nasce pobre e morre rico, agora vc pode estudar se esforçar e por uma mistura de mérito e sorte vc vire um emergente (Classe merda).
12/10/2019 08h34
depende muito
mas em geral, não é só você que decide seu futuro, existem muitas coisas que vão facilitar sua vida e dificultar
12/10/2019 17h12
Sim, o acesso ao conhecimento para acumular riquezas está acessível a todos porém não serão todos que irão pagar o preço e fazer o que se deve no intuito de enriquecer. Acredito na meritocracia e que qualquer um pode se tornar rico, principalmente se essa vontade for suficientemente capaz de fazer a pessoa buscar o conhecimento e ter foco para por tudo que for necessário em prática. A maioria só diz que gostaria de ser rico mas na prática não aplicariam o conhecimento adquirido.

Por exemplo:

A maioria não segue uma regra básica: Não gaste mais do que ganha. Está ao alcance de todos aplicar mas por diversos motivos a maioria ganha X e gasta 2X contraindo dívidas. Enriquecer está ao alcance de todos que por méritos mudam o comportamento e conseguem sair da pobreza. É possível!
12/10/2019 17h28
Dória 2022, pra não amolecer
anônimo
12/10/2019 17h35
Sim, eu só sou pobre porquê não gosto de iates e carros de luxo.
03/10/2019 11h44
Acredito na meritocracia mas não é suficiente para subir na vida...
anônimo
12/10/2019 01h11
Acredito em meritocracia e oportunidades.
27/09/2020 21h15
Mais ou menos.
28/09/2020 07h46
Depende de qual meritocracia... a que muita gente clama existir não existe não...
E pra esses eu convide pra uma briga... eu levo uma 12 e vc leva um avião de papel... ambos teremos a chance de lutar então é justo!
28/09/2020 07h52
Tudo mundo tem dois rins... aí já é uma escolha continuar com os dois
anônimo
28/09/2020 08h03
Acredito na meritocracia quando alguém da mesma classe que a minha não chega onde tem que chegar . Pois, teve tudo que necessitou e não soube ou desejou usufruir.
Mas há neste país pessoas que são tolhidas dos seus direitos de cidadão desde o berço, que meritocracia é esta ? Tem que ter "sorte" por nascer branco, homem e classe média ? Quem chama isto de meritocracia não passa de um ignorante ilustrado .