Sou o tipo de cara que coloca os estudos e a saúde como prioridade. Geralmente eu evito relacionamentos sérios pois não quero que ninguém brinque com meus sentimentos ou se aproveite de min. Afinal estou fazendo o certo?
Atrapalha sim. O namoro te tira do foco dos estudos e o tempo q vc poderia estar estudando vc está namorando. Sem falar em brigas e preocupações q vem com o relacionamento podem atrapalhar os estudos.
Não se você namorar alguém que tenha objetivos preferidos. No ensino médio estudei pro vestibular com meu namorado da época. Às vezes tínhamos uma competição saudável que melhorava o desempenho. Ou seja, namoro não atrapalha em nada, já namorar a pessoa errada, sim.
Quanto ao medo de ser machucado, isso apenas arriscando.
Sim, especialmente quando seu estudo é para algo que demanda sacrifício e dedicação como um vestibular ou concurso. Quando vc quer só ir bem na escola ou faculdade, em geral, concilia de boas.
Mulheres, de forma geral, não compreendem tanto quando o cara está focado em algo grande e que ele precisa usar parte considerável do tempo livre dele para estudo. Foi assim quando eu estudava para concursos grandes com dois relacionamentos (e olha que a última das duas tinha uma rotina boa de estudo para entrar no mestrado e no mestrado também), mas dizia que não entendia por qual razão eu tinha que estudar no domingo pela manhã para um concurso sem edital aberto (ainda que meu tempo de estudo de segunda a sexta fosse curto devido ao trabalho e ao transporte público e mesmo eu indo me encontrar com ela pós estudo). Ironicamente, tomei posse em um cargo até melhor do que ela reclamava que eu estudava. Mas se eu não tivesse estudado, não conseguiria.
Mulher vai ser carente e vai lhe cobrar por isso. Por você dedicar tempo ao estudo até para crescimento. Estranhamente, essa mesma mulher provavelmente irá largar de você caso você não obtenha sucesso, não trabalhe, não estude por dizer que "você é encostado".
Então, champs, conselho que dou a você : estude. Você vai agradecer por isso. Garanto que mulher depois não falta. Aí vai caber a você depois decidir se vai querer mesmo partilhar o filé com quem não quis roer o osso. Mas aí é contigo.