Bom dia,
Então, fiz essa pergunta porque fico indignada com o tanto de doenças geradas nesse órgão que leva muitas mulheres ao óbito.
Em maio do ano passado quase perco minha mãe por causa de complicações no útero, mesmo com acompanhamento anual, minha tia faleceu por doenças no útero, fico imaginando quantas mulheres não sofrem por aí, ainda mais, aquelas que dependem do SUS.
Nas minhas contas minha mãe teve:
1. 03 partos normais com um falecimento de feto com hidrocefalia;
2. Fez cirurgua de laqueadura (para não ter mais filhos);
3. Cirurgia de Perine (Levantamento de útero);
4. Cururgia para remoção de Polipos.

elas perguntam
5 6
eles respondem
10/02/2020 12h54
1 - Porque não são todas as mulheres que terão problemas no útero, aliás, bem pelo contrário;
2 - Porque há várias possíveis consequências fisiológicas na mulher, e até mesmo possíveis desequilíbrios hormonais, mesmo que não se retirem também o ovários;
3 - Porque toda cirurgia envolve riscos à vida. Ninguém corre risco à toa, se não apresenta nenhuma doença.

https://www.tuasaude.com/o-que-acontece-apos-a-retirada-do-utero/
10/02/2020 12h59
Se até pra eu capar sem filhos foi dureza. Passei por uns 6 médicos durante uns 5 anos até achar um, imagine na mulher que é super invasivo. Mas concordo com vc, se a mulher nao quer. Devia tirar fora
10/02/2020 13h21
Minha mãe retirou o útero jovem por conta de um mioma grave
anônimo
10/02/2020 14h13
Porque desequilibra completamente as funções hormonais da mulher. Pode trazer mais malefícios que benefícios.

Pot outro lado, essa maldita lei de planejamento familiar brasileiro já poderia ter sido mudada para que homens e mulheres pudessem fazer a histerectomia e vasectomia quando desejassem e não depois dos 30 ou 35 e três filhos vivos.
elas respondem
anônima
10/02/2020 12h59
Porque as consequências da retirada do útero são extremamente sérias, a iniciar a recuperação que é demorada e dolorosa. Ademais os médicos não ficam tirando orgaos das pessoas sem estarem doentes.
anônima
10/02/2020 12h56
Queria tirar o meu.
anônima
10/02/2020 13h16
acho que tem uns 15 anos que minha mae fez histerectomia. foi justamente pela possibilidade de cancer.
desde criança lembro dela sofrer, literalmente, com essas questoes. ate demorou, pois os medicos colocavam a possiblidade dela querer ter mais filhos, por isso não faziam. absurdo.
anônima
10/02/2020 13h20
Cururgia para remoção de Polipos

Esses pólipos causavam quais sintomas em sua mãe? E quais riscos ela corria com esses pólipos?
anônima
10/02/2020 13h52
O útero ajuda na saúde da mulher , é um órgão como pulmao coração, não serve só pra ter filhos não
10/02/2020 13h54
Cada caso é um caso.