Eu estou a perguntar pq medi recentemente...e na internet nas tabelas a explicar se os números de batimento era bom ou mau.... Todos começavam em 60 (na parte das mulheres) até aos 72(que seria mau)
Depende, se a pessoa em questão praticar exercícios físicos, ser um(a) atleta, o coração consegue ficar até abaixo de 50 em descanso. Isso acontece porque o coração é um músculo, quanto mais exercícios você faz, mais sangue o coração conseguirá bombear por minuto, e quanto mais sedentário você for, mais batimentos o coração deverá bater por minuto para bombear o sangue.
Geralmente, em descanso, sedentários têm um ritmo entre 60~80 bpm, e atletas ficam ali entre 48~64.
Quando dormimos, nosso coração fica bem lento, chegando a bater 43 batidas por minuto.
Bater mais ou menos por minuto não faz muita diferença, desde que obedecendo os limites necessários para as determinadas situações que o corpo exige, e que você você tenha uma boa saúde e seu coração esteja em bom estado.
Uma pessoa sedentária cujo batimento fica abaixo dos 50 bpm, provavelmente tem algum problema cardíaco. Pois o músculo cardíaco da pessoa não é tão "trabalhado" quanto a de um atleta para funcionar nessa frequência.
A American Heart Association (AHA) define como fisiológico o ritmo entre 50 e 100 bpm, podendo uma bradicardia de 45 bpm ser aceita em caso de atletas (síndrome do coração de atleta).
Essa bradicardia é decorrente do tônus vagal (parassimpático) predominando sobre o sistema adrenérgico. Em um teste de esforço ou se exercitando, atletas e pessoas que sejam naturalmente bradicárdicas têm sua frequência cardíaca responsiva normal, diferente daquelas que têm um bloqueio do sistema de condução (BAV, por exemplo).