Devido corona vírus
Minha mae pediu que toda vez que eu for na rua tira aquela roupa e coloca pra lavar. será que corona vírus e pego pelo ar?

eles perguntam
3 1
elas respondem
30/03/2020 18h42
Não , ele não fica no ar ... Ele gruda em superfície , maçaneta , chão , parede ... Daí se você encostar na onde um infectado encostou você pega ...
30/03/2020 18h47
Se você tocar em um corrimão em que uma pessoa infectada tocou e levar sua mão ao nariz, olhos e boca, pode ser contaminado. Por isso é importante lavar as mãos e usar álcool gel.
anônima
30/03/2020 19h24
fica aderido a sua roupa, nas compra no mercado, sacolas de compra, calçados, enfim tudo
por isso é aconselhavel vc limpar tudo o que traz p sua casa, lavar imediatamente a roupa e tomar um banho legal. Na verdade, deveria ser feito isso sempre, mas agora estão sendo adotadas essas medidas, pois nos outros dias as pessoas não se preocupam mto com isso.
eles respondem
30/03/2020 19h16
As investigações sobre as formas de transmissão do coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por gotículas respiratórias ou contato, está ocorrendo.

Qualquer pessoa que tenha contato próximo (cerca de 1m) com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção.

É importante observar que a disseminação de pessoa para pessoa pode ocorrer de forma continuada.

Alguns vírus são altamente contagiosos (como sarampo), enquanto outros são menos. Ainda não está claro com que facilidade o coronavírus se espalha de pessoa para pessoa.

Apesar disso, a transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:

gotículas de saliva;
espirro;
tosse;
catarro;
contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Os coronavírus apresentam uma transmissão menos intensa que o vírus da gripe.

O período médio de incubação por coronavírus é de 5 dias, com intervalos que chegam a 12 dias, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.

A transmissibilidade dos pacientes infectados por SARSCoV é em média de 7 dias após o início dos sintomas. No entanto, dados preliminares do coronavírus (SARS-CoV-2) sugerem que a transmissão possa ocorrer mesmo sem o aparecimento de sinais e sintomas.

Até o momento, não há informações suficientes de quantos dias anteriores ao início dos sinais e sintomas uma pessoa infectada passa a transmitir o vírus.

FONTE: http://www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=3511