Me sinto muito pressionada e triste, pois tenho fobia social e sindrome do panico e a faculdade passa seminarios abertos ao publico obrigatorios e eu fico sem chao so de pensar. Pq as faculdades não trazem outras atividades para dar notas em vez de seminários e eles fossem opicionais. Poxa tem mts que não gostam de falar em publico, pq ninguem pensa naqueles que tem doencas mentais?

elas perguntam
8 2
eles respondem
anônimo
12/04/2020 23h31
Você não é obrigada a passar por isso não, fale com seu professor/a sobre isso, garanto que ele/a vai pensar em algo para você. Faculdade ao contrario do ensino médio e mais branda.
anônimo
12/04/2020 23h33
Isso é só questão de prática, com o tempo você vai se acostumar, isso é uma prática para o futuro.
anônimo
12/04/2020 23h35
Fale com seus professores
12/04/2020 23h37
Parece ruim agora mas isso te desafia e te torna um profissional melhor. Sobre sua doença só uma ajuda profissional pra orientar.
12/04/2020 23h38
Eu sou uma pessoa muito introvertida, quando apresento trabalho para uma turma que convivo diariamente fico mais solto pra falar. Mas quando é pra uma turma com muita gente de outros períodos, fico querendo enfiar minha cabeça num buraco. Fico todo vermelho, bem vermelho.

Mas, na vida, não podemos viver presos dentro de nós mesmos, reféns de nosso próprio medo. Depois da faculdade, como ficará o emprego? Como ficará nossas relações?

Converse com um psicólogo. É clichê falar isso, mas ajuda muito, muito mesmo! Eu sofro de TOC e ansiedade e sou uma nova pessoa. Tenho essas doenças mais sob meu controle. Eu não queria viver dessa maneira. Tente isso!
12/04/2020 23h39
Talvez você consiga adquirir um comprovante médico atestando sua deficiência em lidar com o público.
Mas e o TCC, como você vai fazer?
Eu fiz alguns seminários, e vou te dar umas dicas: Tente focar num ponto fixo aleatório, como um ar condicionado, uma mesa, e fale olhando para esse objeto e ignore completamente todos os olhares.
Me ensinaram isso uma vez, e passei a mandar bem em apresentações.
Muitos dos que tem medo de falar em público, tem dificuldade quando pessoas as encaram.
anônimo
12/04/2020 23h45
Você tem fobia social e crises porque você permite,ponto final.

até quando você vai culpar todo mundo pra não admitir que você deixa seus medos te controlarem ? o que vai adiantar você falar com os professores ou com o papa,uma hora ou outra você vai ter que lidar de frente com essa situação se você quiser crescer e ser alguém. Se todos os outros conseguem por que você não conseguiria??? fobia social? medo ? você tem tudo isso porque você permite e não exista desculpa alguma no mundo que mude esse fato.

sinto lhe dizer,mas não existe crescimento financeiro ou pessoal sozinha e sem lidar com outras pessoas,ou você domina seus medos e vai em busca do sucesso que você merece,ou vai passar a vida toda acovardada com medo de dar os próximos passos! não importa se é difícil ou fácil,você tem que fazer o tem que ser feito e ponto final.
13/04/2020 02h32
Ninguém está te obrigando.

Tenho problemas quanto a faculdade, por isso não faço também. Optei por arrumar emprego e ajudar a sustentar a família.
elas respondem
anônima
12/04/2020 23h43
Por que não trabalha com isso?

Converse com um psicólogo.
13/04/2020 02h17
O ideal é treinar as apresentações com familiares ou amigos, assim quando for apresentar de verdade vai se sentir mais confiante.