bem piores que o coronavírus
vocês sabim disso ? o que acha?

https://super.abril.com.br/saude/as-grandes-epidemias-ao-longo-da-historia/

elas perguntam
9 7
eles respondem
16/04/2020 17h56
A medicina era uma merda nos anos 1300. Nessa época só a peste negra matou no mínimo 30% da população europeia.
Na Europa hoje tem uns 750 milhões de habitantes. É como se hoje, só na Europa a epidemia pudesse matar 225 milhões de pessoas. É mais que a população do Brasil inteiro.
16/04/2020 17h48
Sim, já existiu pandemias muitos mais graves do q a atual.
A gripe espanhola matou muito mais. Era muito mais perigosa.
anônimo
16/04/2020 17h48
já sabia que tinha piores .
anônimo
16/04/2020 17h53
Claro eu prestei atenção nas aulas de história
16/04/2020 17h52
E o que fazer agora? Nesse momento, nossa realidade do SUS é apavorante
anônimo
16/04/2020 18h24
Bom vamos lá.

Primeiro de tudo, a sociedade de 100 anos atrás era completamente diferente da sociedade de hoje. Hoje vivemos em grande parte, nas metrópoles, muito aglomerados. Enquanto que antigamente, era mais comum ter população rural.

Segundo, hoje temos muito mais acesso a informação, coisa que antes era muito difícil. Antes, pra saber que estava rolando uma epidemia/ pandemia, demorava meses pra chegar a informação.

Terceiro, hoje em dia temos muito mais tecnologia e avanços na área médica. A 100 anos atrás nem antibiótico existia. Antigamente não tinham respiradores como os de hoje(nem sei se não existiam). Então, a mesmíssima gripe, a h1n1, hoje em dia não mata tantos quanto na época, porque hoje temos condições de tratar ela.

Quarto, a 100 anos atrás, tinha recém acabado a primeira guerra mundial, a população tava desnutrida(aqui poderia ser outro ponto), e fragilizada por conta de uma guerra que durou anos e em condições degradantes(trincheiras).

Comparar pandemias de épocas diferentes é completamente errado. Se hoje em dia, com toda a tecnologia que temos, com todos os avanços na medicina, esta matando milhares de pessoas, não é uma pandemia "fraca". Outra, se deixar rolar, do jeito que alguns ai querem, quando acabar os leitos hospitalares, a doença vai começar a matar MUITO mais. Porque as pessoas não vão ter condições de serem atendidas. Se vc, ou algum parente seu precisar de leitos hospitalares e não tiverem leitos disponíveis, vc vai contar com a sorte ficando em casa. E se tiver um leito, e vc e sua mãe precisarem, vc entra, ela fica pra morrer.
16/04/2020 18h54
Sim tinha noção...
Que ainda bem que hoje é menos pior... Já to mal com a de hj... imagina se matasse como a de antes
anônimo
20/04/2020 13h57
A gripe espanhola tem esses nome pq a midia espanhola divulgou a doença mas a doença não surgiu na Espanha e nem a Espanha a propagou.
anônimo
20/04/2020 14h00
Claro, fia... '~'
elas respondem
16/04/2020 17h49
Sim sabia, igual temos que nos cuidar ou essa pandemia vai ser ainda pior que as outras
16/04/2020 17h49
Sim.
Não é a primeira e nem a última.
anônima
16/04/2020 17h49
Já sabia há muito tempo. Mas que bom que você está aprendendo essas coisas, é sempre bom procurar por informações.
anônima
16/04/2020 17h54
Sabia, a história é extensa.
anônima
16/04/2020 18h33
Sim, estudei história.
anônima
16/04/2020 18h56
tem que ler esse tipo de informação sabendo que população da humanidade era menor + a medicina era pouco avançada + população em pobreza e tbm miséria.
anônima
20/04/2020 14h02
Sim, sabia.
E isso quebra totalmente o argumento do pessoal que é chegado numas previsões apocalípticas. Ou as famosas profetadas.