A medicina era uma merda nos anos 1300. Nessa época só a peste negra matou no mínimo 30% da população europeia.
Na Europa hoje tem uns 750 milhões de habitantes. É como se hoje, só na Europa a epidemia pudesse matar 225 milhões de pessoas. É mais que a população do Brasil inteiro.
Bom vamos lá.
Primeiro de tudo, a sociedade de 100 anos atrás era completamente diferente da sociedade de hoje. Hoje vivemos em grande parte, nas metrópoles, muito aglomerados. Enquanto que antigamente, era mais comum ter população rural.
Segundo, hoje temos muito mais acesso a informação, coisa que antes era muito difícil. Antes, pra saber que estava rolando uma epidemia/ pandemia, demorava meses pra chegar a informação.
Terceiro, hoje em dia temos muito mais tecnologia e avanços na área médica. A 100 anos atrás nem antibiótico existia. Antigamente não tinham respiradores como os de hoje(nem sei se não existiam). Então, a mesmíssima gripe, a h1n1, hoje em dia não mata tantos quanto na época, porque hoje temos condições de tratar ela.
Quarto, a 100 anos atrás, tinha recém acabado a primeira guerra mundial, a população tava desnutrida(aqui poderia ser outro ponto), e fragilizada por conta de uma guerra que durou anos e em condições degradantes(trincheiras).
Comparar pandemias de épocas diferentes é completamente errado. Se hoje em dia, com toda a tecnologia que temos, com todos os avanços na medicina, esta matando milhares de pessoas, não é uma pandemia "fraca". Outra, se deixar rolar, do jeito que alguns ai querem, quando acabar os leitos hospitalares, a doença vai começar a matar MUITO mais. Porque as pessoas não vão ter condições de serem atendidas. Se vc, ou algum parente seu precisar de leitos hospitalares e não tiverem leitos disponíveis, vc vai contar com a sorte ficando em casa. E se tiver um leito, e vc e sua mãe precisarem, vc entra, ela fica pra morrer.