Gostei do filme, mostra como o ser humano é incapaz de pensar nos outros quando está com o seu bem estar sob ameaça. A pessoa pensa nela mesma, independente da condição social, ou melhor, em qual lugar do poço você se encontra. Eu achei o filme muito reflexivo, fazendo uma autocritica de nós mesmos.
Achei uma crítica social e econômica excelente, na minha visão é uma crítica a sociedade em si, e da repartição de recursos, nos quais os ricos detém mais recursos (nesse caso comida) e extrapolam na maneira de usar, não sobrando quase nada para as camadas inferiores (nesse caso seria crítica ao capitalismo).
Lembrando que todos que entram podem optar por uma comida favorita, se cada pessoa comesse somente a sua comida sobraria para os outros.
Também dá pra notar a crítica ao comportamento de acordo com a "esfera social" nesse caso o nível, quando estão mais a baixo se tornam mais agressivos, pois precisam sobreviver. Pra mim os de alto nível são responsáveis diretamente pelo canibalismo e homicídio que ocorrem no poço, pois se todos comessem somente a sua comida sobraria para os outros e ninguém precisaria cometer tais crimes.
Na minha opinião, a mulher que se voluntaria a participar do experimento pode representar aquelas pessoas que "militam" na internet mas vivem numa bolha de plástico sem nunca saber a realidade das coisas, por exemplo.
O homem negro pode ser as pessoas que mesmo tendo fartura reclamam, ele estava um nível alto e ainda sim queria subir mais.
Ainda quando o Gregory e o colega tentam fazer o plano pra alimentar os mais de baixo eles mesmo acabam caindo na própria intolerância e autoritarismo, pois se eles só dessem a comida preferida de cada pessoa a cada nível ainda sobraria para os outros níveis. Mas não, agrediram todos e no final mataram mais pessoas por agressão do que os que estavam já mortos por fome, e a comida foi totalmente inutilizada pois ninguém pode comer (nesse caso crítica ao comunismo).
Ainda no final, da pra entender que Gregory morreu, quanto a menina acho que era miragem do Gregory tentando encontrar alguma saída naquilo tudo.
E o pessoal da cozinha pode representar o estado, que nunca está a par do que Realmente ocorre na sociedade ou não faz questão de saber.
achei mto bom retrata bem a meritocracia e, claro, falta de esforço e trabalho duro por parte daqueles que estão nos níveis mais baixos. Não gostei dos 2 tentarem ''burlar o sistema'', afinal cada um está onde merece.
Também gostei Vossa Excelência!
Me revoltou ver até onde pode chegar o egoísmo das pessoas.
E achei engraçado quando o personagem principal sugere organizar, para todos terem acesso à comida, já perguntam logo se ele era comunista.
Kkk
O tema é bem pesado e reflexivo. O próprio autor deixou em aberto pra cada um interpretar e correlacionar com o seu meio. Filosofia em forma de arte audiovisual. Acho q vai ser um filme pra ser debatido e apreciado por muitos anos.