Segundo a Fiocruz, o primeiro óbito ocorreu no fim de janeiro e na primeira semana de de fevereiro já havia transmissão local em São Paulo (mais de um mês antes do registro oficial).

Link:
http://atarde.uol.com.br/politica/noticias/2127212-coronavirus-chegou-ao-brasil-mais-de-um-mes-antes-do-que-se-sabia-revela-fiocruz

Isso levanta questões: se o vírus já estava circulando quando estávamos em "modo normal", isto é, sem isolamento social e quarentena, e com o Carnaval ocorrendo como de praxe, por que não houve uma explosão de casos e mortes nesse período? Por que a curva continua ascendendo consideravelmente - o padrão da curva deveria ser mais delgado e com um pico bem definido considerando o período sem restrições de janeiro e fevereiro - mesmo após estarmos nos encaminhando para dois meses de isolamento?

eles perguntam
1 2
elas respondem
anônima
11/05/2020 20h39
Pois é... Mas não, a culpa é do Bolsonaro e da Regina Duarte.

(ATENÇÃO: Contém ironia na resposta. )
eles respondem
11/05/2020 20h46
O vírus já estava circulando há muito tempo, não só aqui como em outros países, mas como ninguém tinha informações suficientes as mortes foram registradas como insuficiência respiratória
11/05/2020 20h38
Sla, leve em conta o tempo e o clima em vista, que o território gaúcho é um dos que o risco são mais altos devido ao clima frio, oque garante uma sobrevivencia maior do virus em vista que esse virus parece ser similar ao de alguns que causam a gripe e resfriado afinal os sintomas são parecidos, que só são ativados qnd o hospedeiro sofre choques de temperatura ou tem baixa imunidade. Provavelmente o calor do início do ano freou o avanço e as aglomerações podem ter ajudado a matar em vista que calor+sal do suor+gas carbônico são ótimos pra acabar com a vida de seres sejam microscopicas ou n. Td teoria ok ? Como levo em conta o clima frio, a segunda onda pode começa qnd o mesmo esfriar, afinal nem td dia faz aquele calor de 39 graus.