O marido de uma tia minha morreu, e agora ela vai vender o carro antigo dela e ficar com o que era dele, o carro que ela está vendendo eu procurei saber qual é e é um Mercedes 2006, com preço por volta de 35 mil reais usado. O dela andou pouco e está perfeito, tem menos de 60 mil km rodados, e ela já recebeu algumas ofertas, e por ser um carro de marca importada e em perfeito estado e relativamente barato, já recebeu varias ofertas, mas ela disse que quando recebe ofertas feitas por negros ela inventa uma desculpa, pq não quer ver “neguinho se achando de Mercedes”. Eu fiquei em choque com essa fala dela, e achei racista. E minha dúvida é, caso um negro faça uma oferta, quem está vendendo (venda particular) pode se recusar a vender? Odeio essa tia e queria poder denunciar ela.

elas perguntam
15 10
eles respondem
23/11/2020 10h52
"não quer ver neguinho se achando de Mercedes”

Sim, ela é racista, só que sendo uma transação particular não tem como enquadrar a recusa dela nisso, ela tem o direito a vender pra quem quiser. A menos que tu queira treta e grave ela falando isso, sei lá.
23/11/2020 10h53
E sua tia se achando a exclusiva por ter uma Meca velha de 35 paus...
Racistinha de merda, ela
23/11/2020 11h30
É racismo, mas ela ainda não cometeu crime, pq esse exemplo é difícil de provar.
Uma hora ela cai, espera.
anônimo
23/11/2020 10h37
Quem tem um produto à venda não pode se recusar a vender pra ninguém,está no código de defesa do consumidor,e sim claro que é racismo se recusar a vender a um negro a um branco amarelo verde azul tanto faz,é injúria racial.
23/11/2020 11h33
Pode, sim.
23/11/2020 16h21
"quem está vendendo (venda particular) pode se recusar a vender?"

Pode. Não tem o que fazer neste caso... tu tia é racista e fodida tbm, se achando com um carro de 14 anos.
23/11/2020 10h27
Ela é bem racista por sinal... Mas ela pra de recusar a vender e simplesmente omitir essa desculpa aí não tem como provar
anônimo
23/11/2020 16h08
Ninguém é obrigado a firmar um contrato (compra/venda) com outra pessoa se não houver vontade reciproca de ambas as partes. Por outro lado, as atitudes dela demonstram, sim, tons de racismo e preconceito.
23/11/2020 16h07
tecnincamente ela não poderia se recusar.Isso é racismo sim, só o difícil é neguinho provar q ela ñ vendeu por racismo, pq certamente ela vai alegar ter recebido proposta melhor.
23/11/2020 16h05
Sim , isso é racismo da parte dela
23/11/2020 16h02
Ela pode fingir desistência da venda, normal.

Mas bem escrotinha ela, hein? Ser humano é tudo igual. Ela devia basear a venda dela no caráter das pessoas e não na cor delas.
anônimo
23/11/2020 11h41
Fala para ela que no buraco que seu tio está hoje, é impossível saber se ele ela branco ou negro.

Se o pretenso comprador conseguir provar que o veículo estava à venda e que ele possuía intenção e possibilidade de comprar, sim, pode acioná-la e inclusive alegar o racismo.
anônimo
23/11/2020 11h11
Brancos são demônios.
anônimo
23/11/2020 10h59
Racista sim! Tomara que ela não venda essa bosta desse carro
23/11/2020 10h33
Muito racista.
Sua tia ou qualquer comerciante tem o direito de se recusar a vender algo para alguém por vários motivos. Até por não ir com a cara da pessoa. Mas se ficar provado que a negativa é por causa da cor da pele, a pessoa está cometendo um crime.
elas respondem
anônima
23/11/2020 10h45
Claro, é uma porca branca racista essa mulher
23/11/2020 10h49
Extremamente racista que nojo.
23/11/2020 16h17
Sim é racismo sim
anônima
23/11/2020 16h10
Ela vende pra quem ela quiser e esse comentário dela foi racista. Provavelmente foi a educação que ela recebeu.
Mas vamos lá, “se achar” por uma Mercedes 2006? Brincadeira rsrs
23/11/2020 16h09
Óbvio que é racismo, sua tia é muito da racista. Mas denunciar acho que na vai dar em nada, não se tem provas, é sua palavra contra a dela.
anônima
23/11/2020 16h04
Ela pode se recusar a vender ora ele.
Mas se ela soltar uma dessa a pessoa pode fazer um b.o. contra ela.
Mas se é um cnpj e faz isso pode caber ate indenização.
anônima
23/11/2020 12h02
Poder, pode. Mas, n deveria. Porém, já vi isso acontecer. O homem da padaria nunca atendia minha amiga, nunca confirmamos, mas desconfiamos que era por ser negra
anônima
23/11/2020 10h58
Ela é racista sim, mas no caso dela, ela pode vender para quem ela quiser, não é comerciante e nem está incluída do CDC