Muito se fala em racismo velado e eu até concordo com algumas coisas, porém as vezes exageram e acham que por a pessoa ser branca ela é super privilegiada etc, concordo em parte, mas não tanto. Por exemplo, sou bem branca, cabelo liso, porém pobre, estudei em escola pública, tive que ralar pra entrar numa faculdade pq meus pais não tinham dinheiro pra pagar. Nunca percebi ser bem tratata por ser branca, pelo contrário, as pessoas negras ou morenas tinham mais amigos que eu, tinha umas amigas que faziam questão de me excluir, constantemente me botavam pra baixo e até hoje isso acontece. Enfim eu não vejo nada disso que falam tão exagerado assim. Fui dar uma opinião na minha faculdade federal e um menino quis me rebaixar debochando pq errei algo sobre uma peça de anatomia, enquanto tinha uma menina negra falando tipo se achando e tava todo mundo enchendo a bola dela.

elas perguntam
15 12
eles respondem
anônimo
27/11/2020 22h08
Acho que quando falam de privilégio do branco querem dizer coisas tipo: não ser vigiado dentro de centro comercial, ser menos abordado pela polícia na rua, ser revistado mais minuciosamente na balada, coisas desse tipo, coisas assim quase não acontece com branco.
27/11/2020 22h22
Não se paute pelo choro da mídia e do que tu lê na internet, observe o mundo real e tire suas próprias conclusões. E para completar, não se preocupe em demonstrar nada pros outros, gente vitimista, chorona, self-righteous e fracassada não vai faltar pra te encher o saco.
27/11/2020 22h05
Você disse que nunca foi bem tratada por ser branca e é bem assim mesmo. Mas a fita é que o negro muitas vezes é mal tratado só por ser negro. A diferença está aí. Não que você receba uma vantagem por te ajudarem, mas você fica à frente por eles serem puxados para trás.

Se existe exagero ou não, varia muito do caso, mas as estatísticas estão aí.
27/11/2020 22h02
Sim, existe muito exagero por parte da mídia e grupinhos. Não é o que acontece na vida real.

Também sou branco e nunca tive privilégio nenhum, pelo contrário.
anônimo
27/11/2020 22h28
Todo grupo é merda, toda militância é merda. O movimento negro é um desses grupos merdas e além de ser merda são extremamente racistas, essa gente quer ser vítima em absolutamente tudo, se vitimizar te dá forcas num debate pq eles chegam e falam: "ei, branco, cale-se, eu sou a vítima aqui, minha voz é que tem que ser ouvida, eu sim tenho problemas, vc é branco, sua vida é perfeita, no máximo vc tem probleminhas, fique calado e escute"

É por isso que esses pretos do movimento negro são merdas, querem calar os que são diferente deles, isso é simplesmente ridículo, qualquer um pode ter problemas independente da cor, querer dar destaque as vozes pretas enquanto desdenham das brancas é racismo escancarado.
23/04/2021 03h01
Sou branco, descendente de italianos, já tomei vários enquadros de PM, especialmente à noite, saindo do trabalho e até de manhã. Acho que deve ser porque meu carro era preto, pois nunca andei de calças largas, bermudas coloridas abaixo do joelho, boné aba reta, óculos espelhados nem capuz em dia quente.
Tudo que conquistei, tive que ralar muito desde bem chico, não teve moleza nem privilégio.
Quando morei em Curitiba, vi um monte de polacos, loiros de olhos claros, tendo que suar a camisa para ganhar a vida, tomando enquadros e tudo mais.

Cadê meu privilégio?

Já me disseram tanto que eu tenho "dívida histórica" (mesmo meu povo não tendo escravizado ninguém na América - cheguei aqui bem depois e só respondo por mim) que vou começar a reivindicar meus escravos...
27/11/2020 23h29
Pare de ir pelo q lê em sites como esse aqui, o povo adora reclamar atoa.
27/11/2020 22h16
Não me importei.
27/11/2020 22h09
Tá vamos lá, vc já foi parada pela polícia? Alguém já atravessou a rua pra desviar de vc? Já foi marginalizada, agredida sem motivos? Essas coisas? Mas sim vc n e tão privilegiada pq vc é branca mas vc é mulher, então tbm sofre! Mas um fato, nos brancos não sofremos o que as pessoas negras sofrem por isso vamos sempre achar que é exagero isso tudo de racismo e etc, pq não dói na gente
23/04/2021 04h05
As "minorias" fazem tanto mi mi mi que a antiga "maioria" agora é que esta se vendo numa situação de desprezo e preconceito.
PS: ANTIGA MAIORIA , pq hj se vc é maioria vc é opressor, e se for minoria, mimimi, porém se juntar todas as minorias(mulheres, negros, gays, índios nordestinos, etc etc) o que sobra era pra ser maioria, mas no caso inverteu pq homem, branco, hétero etc etc se torna a menor quantidade de pessoas.
Espero ter explicado bem o q eu penso.
anônimo
27/11/2020 23h30
Sou branco, mas acho que o chamado "privilégio branco" não se manifesta de forma tão direta assim como vc citou. Tipo, privilégio branco não é ter mais amigos ou etc. Mas estou aberto a opiniões contrárias

Só por curiosidade, onde vc estuda?
anônimo
23/04/2021 07h49
Em quanto ficar rendendo essa porra de branco/preto isso não acaba na mente de vcs somos seres humanos liberta da sua mente isso pra vc poder evoluir... só uma dica.
anônimo
23/04/2021 06h05
Sei lá, creio que a tendência seja a sociedade ficar mais racista, meio que muita gente negra odeia brancos ou se sentem inferiores e ódio é alimento para vingança, já tô fodido que sou pardo/moreno/branco/preto.
Minha vida é uma peteca, amigos negros meus dizem que sou branco, outros amigos que sou negro, hahahaha.
Vida de mestiço é foda!
Queria fazer parte de um dos dois grupos pelo menos, tanto faz se fosse negro ou branco.
anônimo
23/04/2021 02h50
Geralmente pessoas brancas pobres são pq tem sangue português. Agr tem sangue italiano, alemão, francês e etc...tem uma condição melhor, sem generalização é claro, sempre tem excessões. Pelo menos aqui no RJ.
anônimo
27/11/2020 22h24
É mais fácil notar isso quanto competindo por vagas de emprego. O privilégio principal é a contratação preferencial em caso de vaga de emprego. Mais oportunidades significam mais renda. Como um todo, isso reduz o poder aquisitivo da população negra em comparação com a população branca. Outras coisas existem, especialmente de ordem policial e de tratamento, mas não se comparam ao dano patrimonial que isso causa.
Por exemplo, faz sentido uma lojista ser contratada pela aparência, porque atrai mais possíveis compradores, então o empresário escolherá a mulher mais bonita muitas vezes (especialmente porque não é necessária nenhuma qualificação para este trabalho), o que significa que ele seguirá o padrão de beleza, majoritariamente branco.
elas respondem
anônima
27/11/2020 23h40
É que isso de achar que todo negro é pobre e todo branco é rico é muito errado, mesmo

Eu passo pelo mesmo, sou muuuuito pobre e sou branca

Acho que a expressão "privilégio branco" pode ser um pouco inadequada, poderiam usar sei lá, "passibilidade", porque o branco é mais fácil de passar nos lugares sem ninguém implicar e etc

A palavra privilégio remete a regalia, que tudo pra gente é de mão beijada. Claro, é mais fácil ser branco pois não implicam (na verdade sim, mas não com chances fatais, a chance de morrer por ser branco é mínima, mas implicam noutros aspectos) com a gente pela cor, mas não significa que seja TÃO mais fácil assim a ponto de nascermos todos ricos e etc
anônima
27/11/2020 22h22
Anônima, ano passado fiz uma entrevista de emprego e não fui chamada. Foi indicação de uma amiga minha. A recrutadora disse pra ela que me achou branca demais.
anônima
27/11/2020 22h13
Não é porque alguém é negro que é santo e vítima sempre, não concordo com esse sensacionalismo. Existem brancos e negros desprivilegiados. Porém, não há como negar o racismo muitas vezes latente, enraizado na sociedade.
27/11/2020 22h03
É cada coisa q eu tenho q ler
23/04/2021 03h11
Entendo sua parte com o sensacionalismo pq eu também me pergunto as vezes. Sou descendente de japoneses e um dia, estava na padaria e um homem aproximadamente de 65 anos, estava impaciente na fila e começou a falar no ar, "chineses de merdas, vem aqui pra roubar nosso empregos."
Eu era a única asiática ali kkk. Meu marido ficou com raiva, mas falei pra ele ignorar e ignoramos sabe... E o velho era negro dhushsushs
Fora meus colegas da época da escola, que vinham com brincadeiras chatas, típicos que sempre fazem para nós descendente né, alguns eram negros e hoje em dia postam direto nas redes sociais sobre racismo com pessoas pretas.
Reconheço que teve todo um passado nebuloso contra negros, mas tem uns que nenhum é santo. Alguns acham que tem o direito de humilhar, justificando com racismo... É foda esse tema. Se todos tivessem empatia sendo pobre, rico, negro, branco, asiático, o mundo não seria tão racista.
27/11/2020 22h18
Cara... Estudem.
Não importa sua condição financeira e problemas de ordem pessoal. O privilégio do branco é ser branco, é não tomar enquadro, não ser preso por engano, ver pessoas te olhando torto e atravessando a calçada que você anda, é não perder empregos, é não ter um segurança de uma loja na sua cola etc etc etc
anônima
27/11/2020 22h20
Concordo, passei pelo mesmo. Porém se a gente fosse negra seria pior ainda
27/11/2020 23h26
Mas nenhuma destas coisas "ruins" te aconteceram pela cor da pele
anônima
27/11/2020 23h29
27/11/2020 22h23
Racismo no Brasil não existe... fora sim, e fora tbm tem racismo contra os brancos!
anônima
27/11/2020 22h06
Pois é.
23/04/2021 07h54
Privilegio por ser branco vai muito além de não ter amiguinho na escola. Eu adoro usar moletom com capuz e bolso canguru. Minha amiga negra me contou uma vez que quando ela era adolescente a mãe não deixava ela usar moletom assim na rua muito menos ir até algum comércio sozinha com esse tipo de roupa pra não pensarem que ela iria roubar algo. Entende a diferença? Nem eu nem minha mãe nunca precisamos nos preocupar com esses detalhes. Racismo existe sim e é fácil debochar da dor da pessoa negra se você é branco e nunca passou por isso.