Já ouvi falar de gente que parou de tomar e deu mais espinhas. Eu vi dizerem. Ñ sou profissional na área. Acho que depende de cada organismo. Um exemplo: Refrigerante me dá espinha, daí eu parei de tomar e melhorou.
Não tive espinha nenhuma. Já tomei anticoncepcional de comprimido com 15 anos de idade, meus seios aumentaram e minha menstruação ficou regulada. Com 18 anos comecei á tomar o Mesigyna (injetável), tive o mesmo efeito, seios maiores, menstruação regulada e aumentei um pouco de peso (não muito). As espinhas acho que se encaixam mais na alimentação, maaaas, isso é de corpo pra corpo.
Primeiro, conversa com teu médico ginecologista pra escolher a pílula mais adequada pro teu organismo ou até conhecer outras alternativas de contracepção além da pílula, se já toma a pílula leia com atenção a bula, se informe e siga direitinho as instruções e tal.
Segundo, eu só sei que pílulas com efeito antiandrogênico (ex: acetato de ciproterona) tendem a deixar a pele mais bonita, ou seja acredito que seja bem difícil ter mais espinhas, inclusive a minha pílula é com efeito antiandrogênico e notei a minha pele mais bonita mesmo, já as com efeito mais androgenico (ex: levonorgestrel) podem dar mais espinhas, deixar a pele mais oleosa.
Edit. Pelo o que pesquisei essa pílula Adoless tem gestodeno na composição, ou seja de efeito androgenico.