Você entra em um grupo de pessoas em que todas estão comprando uma mesma coisa, mas nenhuma delas consegue comprar aquilo a vista sozinha.
Imagine que sejam 100 pessoas.
Então, divide-se o valor em 50 parcelas iguais, de forma que, todo mês, juntando o dinheiro de todo mundo, da pra comprar dois daquele bem (por isso dividir por 50 e não 100).
Quem fica com os bens comprados? Duas pessoas: 1 quem der o maior lance, ou seja, quem fizer um aporte maior de dinheiro naquele mês, além daquela parcelinha mensal, e 2 quem for sorteado, pra dar chance pra quem não consegue dar lance.
Ao valor da parcela acrecenta-se uma taxa de administração da empresa do consórcio, afinal ninguém coordena tudo isso de graça, e um seguro. Não há juros em consórcio.
Vc vai comprar uma carta de crédito no valor do bem que vc quer adquirir, seja imóvel ou veículo.
Vc vai pagar todo o mês e irá participar de um "sorteio", aonde vc pode ou não ser contemplada com o valor da carta. O pessoal costuma dar um lance quando quer retirar a carta sem o sorteio. Pela minha experiência, lances em torno de 40% do valor da carta são os que tem maiores chances.