A primeira resposta a ser dada pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid é quantas vidas poderiam ter sido salvas no Brasil se o governo do presidente Jair Bolsonaro "tivesse acertado a mão", de acordo com o senador Renan Calheiros (MDB-AL).
Calheiros deve ser oficializado, segundo acordo entre senadores, como relator da CPI que vai investigar "ações e omissões" do governo federal diante da pandemia de coronavírus.
"A primeira resposta (a ser dada pela CPI) é se houve materialização da tese da imunização de rebanho. A CPI vai dizer se houve ação ou omissão do governo e se isso pode ter agravado as circunstâncias. Em outras palavras: se o governo tivesse acertado a mão, quantas vidas poderiam ter sido salvas no Brasil?", disse o senador em entrevista à BBC News Brasil.

eles perguntam
3 5
elas respondem
anônima
23/04/2021 07h55
Muitas. Muitas...
anônima
23/04/2021 09h51
Teria acontecido tudo do mesmo jeito. Acho engraçado esse povo falando que não tem vagas de UTI por conta da pandemia, que isso é um absurdo, como se fosse a primeira vez que isso acontecesse no Brasil. O sistema de saúde sempre foi precário, as verbas para a saúde tiradas em cima de juros caros da população sempre foram desviadas. Desde que "surgiu" esse vírus eu sabia que ia dar merda quando chegasse no Brasil. Vidas seriam salvas se o bando de vagabundo que não quer trabalhar/estudar e coloca a culpa na Covid, mas levanta o cu do sofá para ir para festa, tivesse ficado em casa. Se o bando de porco não tirasse a máscara na hora de tossir ou espirrar, isso não vale só para os políticos, mas para a população em geral. Isso é resultado de um povo egoísta.
anônima
23/04/2021 09h12
Vamos lá!
No momento que o mundo decidia onde seriam feitos os testes, escolheram o Brasil e, segundo a imprensa, as alegações eram várias para esta escolha: uma delas apontava nossa terra como um lugar com altos índices de contaminações comparando com os países produtores da vacina (mentira), pois, posteriormente, descobriram que os números estavam sendo omitidos. Também alegaram que isto facilitaria a preferencia do nosso país na aquisição dos imunizantes, coisa que não vi...senti que fizeram meu povo de cobaia para não correrem o risco no pais deles, pois, vida de brasileiro parece não ser importante.
Falaram que existiam estudos que comprovavam a eficiência da cloroquina no combate da covid e, bem posteriormente, negaram. Como pode existir dois estudos que comprovam coisas diferentes? Manipulação
ou desespero em dar uma resposta ao povo?
Como médicos se atreveram a obedecer ordens para passar medicamentos sem comprovação? É por isto, que não gosto de servidores públicos...mandam e obedecem, mesmo que custe vidas.
Eu não sei se o presidente Jair Bolsonaro tinha consciência, no inicio da pandemia, do mal que a cloroquina poderia fazer, mas, falhou ao persistir na utilização da droga...porém, a culpa não é só dele, pois, os EUA lucraram com esta venda.
O povo foi ingênuo, mas, não foi por falta de aviso, pois, noticiavam que o próprio povo americano se recusava em utilizar a droga.
Falhamos ao não incentivar a nossa ciência e importarmos a deles...Temos capacidade de criar a nossa própria salvação, mas, preferimos continuar exportando carne, soja e arroz em detrimento a alimentação do próprio povo...continuamos com o escambo!
Não tiro a razão de Bolsonaro em demorar para adquirir vacinas, pois, todos sabem que as vacinas precisam de tempo para serem analisadas e, só com o tempo foi visto os efeitos colaterais e as contraindicações de cada uma delas...já tem gente que morreu pelo uso da vacina, mas, muitas foram salvas pelas mesma.
eles respondem
anônimo
23/04/2021 09h23
Politica e setor publico, nunca salvaram ninguem, só por existirem já matam muita gente e criam burocracias e corrupção, se fora do país já é dificil de administrar o setor privado, imagine compras publicas!!! o problema do brasileiro é esperar, fortalecer e depender do setor público, deveriamos tirar os "poderes de decisão" da mão de politicos isso sim salvaria vidas... não existe politico bom ou ruim é tudo parasita da mesma especie...
04/05/2021 23h53
Quem sabe teria mudado muita coisa, a sociedade foi muito ignorante também, tem gente que não se cuidou, não fez nem o básico
anônimo
23/04/2021 09h45
Teria morrido menos da metade das que morreram.
23/04/2021 10h03
Se alguém é culpado esse alguém sao os governadores
anônimo
04/05/2021 23h50
Muitas. Pode ter certeza disso.
Os responsáveis tem que ser fuzilados.