Se imagine na rua de boas, e então um assaltante te para e pede pra você passar tudo, logo você o distrai perguntando sobre a fórmula de bhaskara, quando ele perguntar "tá doido? Que diabos é isso? Passa tudo logo" você vai começar a dar uma aula pra ele, a informação vai ser tanta que ele vai ter um colapso nervoso e cair no chão, dando brecha pra você fugir.
Igualmente matriz, números primos etc. Isso pode ser usado mais pra quem vai trabalhar com exatas, mesmo assim o pessoal não vai pegar papel e lápis para fazer uma conta dessa, já que existem calculadoras que fazem cálculos muito mais complexos do que esse. Entretanto, conhecimento nunca é demais, vai que um dia seja necessário.
Movimento de um projétil - Você já deve ter estado na beira de um rio ou de um lago e atirado uma pedra para o centro da água ou então jogado um objeto ou dado uma bicuda pro alto em uma bola. Note que como será a trajetória desse movimento? Uma parábola, a função do 2° grau que descreve este movimento.
Resumidamente,se vc não estuda engenharia,é inutil.
Não sei o exato motivo de esse nome ser utilizado no Brasil. Bhaskara foi um famoso matemático
indiano e que desenvolveu alguns métodos para resolver problemas que envolviam equações do
segundo grau. Algum escritor ou professor brasileiro, algumas décadas atrás, interpretou que Bhaskara “criou” esta fórmula e o nome entrou na moda. Assim, o correto seria chamar a fórmula de “fórmula resolutiva da equação do segundo grau” ou algo do gênero.