Pessoal, eu comprei um violão Di Giorgio usado, ano 1998, modelo estudante número 18. Eu sou iniciante, não entendo muito sobre marcas e modelos, mas sei que linhas estudantes costumam ser de naylon, não aço. A questão é que esse violão já veio com cordas de aço, e eu estou achando que esse encordoamento está errado. Eu pesquisei outros violões antigos desse marca do modelo estudante e todos são de naylon. O que eu quero saber é se alguém conhece algum violão dessa linha, marca Di Giorgio que seja aço?

elas perguntam
5 3
eles respondem
anônimo
02/05/2021 21h29
Olha só, o violão de aço não pode usar nylon por causa do braço não ter sido construído pra essa finalidade, da mesma forma o de nylon não pode usar aço.
Violão de aço é recomendado pra tocar rock, folk, blues, etc
Violão de nylon é mais pra jazz, bossa nova, samba, mpb, etc
Pelo fato de as cordas influenciarem na qualidade de som que sai da ressonância do corpo do violão, entende?
Contudo, não existe isso de "qual violão escolho pra aprender", violão é violão, a forma de tocar é a mesma, o que muda é a qualidade de som que as cordas dão.
O que vc pode fazer é procurar saber se o braço do seu violão é recomendado pra aço ou nylon.
Procura na internet e compare com o seu, os braços de violão de aço são mais longos e com altura menor, e os braços de violão de nylon são mais curtos e com altura maior.
02/05/2021 21h37
nylon é bom pra quem inicia mesmo, mas pode iniciar no de aço sem problema se o som te agradar mais, é um gosto pessoal. Eu prefiro aço porque acho o som mais encorpado, mais "brilhante".

Ademais se o teu violão tá com aço então não recomendo você trocar, porque o tensor do braço é diferente pros dois tipos de corda, se tu colocar aço num violão feito pra nylon o braço pode empenar e até a caixa pode sofrer com isso, e vice-versa.

Se você tem absoluta certeza de que o encordoamento veio errado, então esse teu vendedor é um baita filho da puta ein, teria que comprar cordas novas e levar no luthier o quanto antes se for o caso. E também, no seu suposto caso de a corda ter vindo com aço por engano, afine as cordas um tom abaixo pelo menos pra não forçar muito o braço.
anônimo
02/05/2021 21h31
Passo.
anônimo
02/05/2021 21h31
Basta ver se o violão tem alma, se não tiver ele é pra nylon.

Alma = um parafuso no braço que é colocado por dentro.
02/05/2021 21h39
Violão imaginário
elas respondem
anônima
02/05/2021 21h34
Acho q para iniciantes nylon é melhor por não machucar mt, apesar de ser mais frágil e ter o som um pouco diferente..

(Não, só toco Pantera Cor de Rosa e metade de Hedwig's Theme)
02/05/2021 21h49
Prefiro naylon.
02/05/2021 21h30
naylon, aço machuca.