Se vc diz que "o universo NÃO foi criado por um deus, ele sempre existiu, e ninguém vai ter uma resposta exata sobre isso", os evangélicos e cristãos respondem: "impossível, o Universo foi criado por deus, algo não pode surgir do nada".
Então, se vc diz que "deus não existe e não foi criado por ninguém, ou melhor, deus ou deuses, são INVENÇÕES humanas", os cristãos respondem: "deus é deus, ele sempre existiu, e não precisou ser criado por ninguém".
Ou seja, cristãos e evangélicos caem em contradição, pois quando se afirma que o universo sempre existiu, eles refutam dizendo que "foi deus quem criou, pois TUDO que existe teve que ter um criador".
Mas, ao mesmo tempo em que dizem isso, também dizem que "deus sempre existiu, não foi criado por ninguém."
Ora, cientistas afirmam como surgiu o Universo, podemos VER boa parte do Universo, há milhares e milhares e milhares de fotos, tiradas por sondas espaciais, pelo telescópio Hubble, pela estação espacial internacional, mas, não há UMA única informação, prova ou evidência de como o tal deus surgiu, nem se existe mesmo um deus, bem como não existe UMA única foto desse deus.
Mas para os cristãos e evangélicos, é muito mais fácil e prático acreditar na existência de um deus eterno, invisível, imaginário e que NINGUÉM nunca viu, do que acreditar que o Universo sempre existiu ou teve início pelo Big Bang, fatos esses COMPROVADOS pela ciência, com fotos, provas e evidências.
Para que "Deus" seja uma entidade onipotente e o criador as leis da natureza ela precisa estar por fora destas leis, assim sendo ele deixa de precisar de um criador, podendo simplesmente vir a existir, algo análogo à uma força da natureza, se você preferir.