Para quem sabe sobre o assunto e puder me ajudar, qual a diferença de exame testosterona livre e testosterona total. Fiz um exame de testosterona livre, o resultado deu 0,05ng/dl., o método: Calculado. Estou preocupada, parece q nem existe esse hormônio em meu corpo rsrs.

elas perguntam
6 2
eles respondem
06/07/2021 17h14
Calma moça. O nome é sugestivo, testostero total é a quantidade total de testosterona que você tem, incluindo a livre.
Testosterona livre é aquela testosterona que não está ligada à nada e está livre para se ligar a um receptor.

A testosterona livre é importante, pois é a partir dela que vc sente os benefícios do hormônio. Por exemplo, não adianta de nada vc ter uma testosterona total altíssima, se a maior parte dela está ligada ao shbg, ou se transformador em dht, ou se você está aromatizando e transformando ela em estradiol... enfim, mesmo que tua testosterona total seja alta, vc pode apresentar sintomas de himpogonadismo se a livre estiver baixa.
06/07/2021 16h56
vai sair um pênis na sua testa
06/07/2021 16h52
https://www.tuasaude.com/testosterona/

Está um pouco baixa, mas só um médico/gineco pra te auxiliar.
Além disso, na mulher ela flutua bastante, pode não ser nada tão preocupante
Veja esse link, tem os valores referência de livre e total para homens e mulheres
06/07/2021 16h55
Dudu Haluch já falou q reposiçao de testo em mulheres é ridicula pq os exames mais precisos dão alterados.Se vc n tem sintomas como TDSH(transtorno de desejo sexual hipoativo)nem se preocupe c esse resultado
06/07/2021 19h57
Procura um médico endocrinologista eles vão te auxiliar melhor
anônimo
06/07/2021 20h00
Queria ter pouca testosterona.
elas respondem
anônima
06/07/2021 16h53
06/07/2021 17h13
Olhe no site tua saude.com