Por exemplo:

Vamos supor que um casal de namorados decida ter filhos, morar juntos e etc(ou seja, ter uma vida de casados), mas não queira casar. A mulher e o homem, embora comprometidos, juridicamente nunca sairiam do status de “solteiros”.

Tem alguma consequência negativa nisso?

elas perguntam
5 5
eles respondem
21/07/2021 18h29
Não mais. União estável pode ser reconhecida à revelia da vontade de um cônjuge ou ex cônjuge, e todos os direitos ficam resguardados ao outro (herança, pensão, divisão de bens, etc)
Por isso, hoje em dia, vale bem mais a pena casar mesmo no papel, pois da pra escolher regimes de divisão de bens, detalhar o contrato, etc
21/07/2021 18h52
Só positivas
anônimo
21/07/2021 18h44
Eu acho que como não tem compromisso firmado sempre vai ser um namoro, e namoro vc sabe como é né? É larga e volta
anônimo
22/07/2021 01h17
Mesmo assim entra na leis muitas coisas. Minha irmã é advogada e disse que a lei brasileira não adianta muito não. Da para pegar até pensão. Desde que tenha uma prova que ela está com você. Até uma simples mensagem do zap. É bizarro é. Mas é isso.
22/07/2021 02h07
No sentido literal: depende das suas faltas e necessidades.
No contexto do exemplo: olha, juridicamente isso tem mais a ver com mecanismos de extorsão kkkkk
Geralmente o que importa para o estado a nível do casamento é o uso e/ou a partilha de bens, então o casamento tratando-se de estado civil deve ser pensado nesses termos. Mas lembrando que viver junto, em uma relação, mesmo que sem assinar os papéis, é sinônimo de *União Estável*.
elas respondem
anônima
21/07/2021 18h30
Pode ser uma consequência jurídica...pois se um deles falecer tem que correr atrás de comprovar união estável
21/07/2021 19h29
Dor de cabeça depois para comprovar união estável (quando falece), acredito que questão de inclusão em plano de saúde como dependente também pode ser uma dor de cabeça, dentre alguns direitos caso sejam servidores públicos, por exemplo (licença para tratamento de saúde da outra pessoa, por exemplo).
21/07/2021 19h30
Bom, não vejo negativa nenhuma nisso.
anônima
22/07/2021 01h09
Não.