Legitima defesa não é a premeditação do ato. Então, havendo consciência do resultado: morte, não há o pressuposto de inocência e as características serão investigadas para que seja constado o ato de defesa.
Ate pq todos temos esse potencial instintivo.
Nossa legislação prevê sim, esse direito, porém não é indiscriminado ou sem ações judiciais como um processo, por exemplo.
A melhor resposta que posso te dar na vida é está. Ninguém sabe quem está certo ou errado é sim ambos lutamos por aquilo que acreditamos ser o certo a fazer mas as outras pessoas TB fazem o mesmo.
São coisas diferentes, o que faz uma boa ação não são somente os fins. Uma boa ação exige as intenções, os meios pra realizar a ação e depois os fins. O ser humano tem o instinto de proteger sua vida, além da vida ser sagrada, então se vc tem o direito natural de viver tem o direito natural de proteger sua própria vida. Um assassino possue intenções e os meios diferentes de um cidadão comum tentando proteger sua vida, por isso os dois fins geram a morte, mas são diferentes moralmente pela natureza das intenções e dos meios.
Se um indivíduo vem querer me matar obvio que vou me defender, mas assim que ele ficasse inconsciente eu pararia o ataque e chamaria o socorro. Isso em caso de briga com pessoas que não sabem onde você mora pq se não ela pode voltar e te matar. Minha intenção seria apenas defender minha vida e não tirar a vida do outro
Essa é a pergunta mais burra que eu devo ter lido nesse mês.
Pelo amor de Deus, você tem duas opções: prefere preservar a SUA vida ou preservar a vida da pessoa que tá tentando te matar? Não faz sentido.. o grau de burrice dessa pergunta me deixou desacreditado.
A pessoa que tentou te matar estava cometendo um crime (tentativa de homicídio). você matar essa pessoa em LEGITIMA defesa não é crime.
Legitíma defesa n acho, nesse caso é matar ou morrer, vc n vai ficar pensando "ain como posso me defender e deixar ele vivo", vai agir por total instinto se n tiver treinamento, o que der deu.
Matar não é errado, isso é sentimentalismo puro criado pelo Sistema.
Matar é algo natural e o ser humano é um animal, até mesmo a pessoa mais santa do Planeta, em uma situação de vida ou morte, iria matar para salvar a sua própria vida.
Antes a mãe do(a) vagabundo(a) chorar do que a minha, se for para proteger minha vida ou da minha família, vai abraçar o diabo. Os animais, incluindo nós, são assim desde sempre. Matar é ilícito, mas legítima defesa exclui essa ilicitude e isso deveria ser ensinado nas escolas para que tantos marginais não ficassem impunes por aí.